A vida de estudante acabou, e agora? As melhores dicas para o teu primeiro currículo

A competitividade a nível de empregabilidade tem aumentado e, atualmente, conseguir um emprego é uma tarefa árdua e na qual se deve investir muitos esforços. Não é tão fácil como responder a um anúncio de emprego e esperar uma resposta da parte dos empregadores.

Se para um candidato com experiência é difícil conseguir uma vaga, imagine para um estudante que acabou de terminar o curso. O currículo de estudante, como seria de esperar, tem menos experiência, como tal, será necessário investir em outras áreas para que o currículo seja considerado pelos recrutadores.

Com base na ideia anterior, seguem-se algumas dicas para criar o seu primeiro currículo de estudante. Coloque-as em prática e veja os resultados.

Dicas para o primeiro currículo de estudante

  1. Selecione as ofertas a que se vai candidatar

O primeiro passo para conseguir emprego na sua área é selecionar as ofertas que lhe interessam. Não será benéfico candidatar-se a uma vaga que pede determinados anos de experiência se ainda não os tem. Escolha as ofertas que se adequam ao seu perfil e guarde os dados de contacto para envio do CV.

  1. Faça a sua pesquisa

Como já referimos anteriormente, os estudantes, devido à falta de experiência, têm que se destacar de outras formas. Uma das melhores formas é através de uma pesquisa aprofundada sobre a empresa a que se vai candidatar.

Descubra tudo o que conseguir sobre a companhia e sobre o perfil dos funcionários atuais. Se possível encontre o contacto da pessoa responsável pelo setor de atividade a que se candidata e direcione o envio do CV à mesma.

  1. Disponha as informações por relevância

Usar um currículo padrão pode não ser a melhor opção para si, pois terá demasiado foco na experiência profissional. Adeque o CV ao seu caso em específico e dê ênfase às vertentes que lhe acrescentam valor enquanto profissional. Tem diversas formações? Compareceu em muitos workshops ou palestras? Pense no que o diferencia e destaque-se da concorrência.

  1. Adicione as atividades de valor

Workshops? Palestras? Voluntariado? Todos nós, em algum momento, fizemos parte de alguma atividade que nos acrescentou valor. Esse valor pode fazer sentido para as empresas a que se vai candidatar? Em caso afirmativo, acrescente as atividades ou formações ao seu currículo de estudante.

  1. Adicione o seu portefólio

Se terminou o seu curso há pouco tempo, certamente tem trabalhos recentes que foram realizados durante o tempo de aulas. Esses trabalhos são excelentes para acrescentar ao portefólio do seu currículo de estudante.

Os candidatos com mais experiência, regra geral, não se preocupam em investir neste campo, portanto será a oportunidade para se destacar.

  1. Dê dados concretos

Se quer, realmente, chamar a atenção dos recrutadores, ofereça dados concretos. Não diga que foi vendedor na empresa x, mas sim que vendeu um valor de 5000€ em 3 meses, por exemplo. Além de chamar a atenção do recrutador, também será um ponto a seu favor na hora de excluir currículos.

  1. Acrescente os conhecimentos extras

Possui alguns conhecimentos a nível de informática? E em programas de design, por exemplo? Alguma dessas competências será útil para o cargo a que se candidata. Se sim, adicione essa informação ao local mais adequado, de modo a ganhar destaque em relação a todas as informações menos relevantes.

  1. Anexe todos os documentos relevantes

O importante para ter um CV de estudante relevante para os recrutadores é acrescentar valor à sua candidatura. Uma das formas de o fazer é através dos anexos ao currículo, nomeadamente as cartas de recomendação ou os certificados. Esses documentos irão tornar o seu CV mais completo e, acredite, fará diferença no momento de ser escolhido.

  1. Mantenha o currículo atualizado

Por último só nos resta aconselhá-lo a ter o seu currículo atualizado constantemente. Se um recrutador receber um currículo que não é atualizado há um ano, por exemplo, certamente não terá o mesmo em consideração quando comparado com outros. Atualize-o com as novas competências e experiências.

  1. Seja criativo

Não lhe pedem o Cv Europass na descrição da vaga? Boa! Não o use. Crie um currículo de estudante criativo e que tenha potencial para chamar a atenção dos possíveis recrutadores. Ser diferente e original irá garantir-lhe a vaga.

Dica Extra: evite erros ortográficos!

Antes de enviar o seu CV certifique-se que o mesmo não possui qualquer erro ortográfico. Os recrutadores estão sempre à procura de uma forma de eliminar candidatos, de modo a descobrir o que se adequa mais à vaga. Quer, realmente, ser eliminado por um erro ortográfico?

Pode ter uma excelente atitude perante o trabalho e pode ser um profissional que todas as empresas gostariam de ter, mas nada disso irá ajudá-lo se o seu currículo não se destacar.

Para que esse destaque aconteça, use um dos modelos de currículo de estudante e coloque as dicas acima em prática. Seja criativo e certifique-se que o seu CV chamará a atenção dos recrutadores!

Tem alguma dica a acrescentar? Já experimentou as mencionadas acima? Conte-nos os seus resultados nos comentários.


Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

error: