IRS: Novas tabelas de retenção na fonte serão aplicadas aos ordenados já em Maio

O Governo publicou ontem as tabelas de retenção na fonte de IRS de 2016, que vão aplicar-se aos salários pagos neste mês de Maio e que juntam-se agora às tabelas relativas à sobretaxa que foram publicadas em Janeiro.

Segundo as novas tabelas de retenção na fonte, os solteiros e casados que não tenham filhos vão fazer em Maio a mesma retenção na fonte que faziam em 2015 para os três níveis de rendimento que a agência Lusa comparou (805 euros, 1.545 euros e 3.069 euros brutos por titular) e que os agregados com um filho vão passar a fazer uma retenção na fonte inferior para o nível mais baixo de rendimentos e superior para os outros dois.

As famílias com filhos e rendimentos mensais inferiores a 610 euros vão sentir alívio durante este ano. Tabelas de retenção na fonte vão incluir as mexidas introduzidas como a substituição do quociente familiar por uma dedução fixa de 600 euros por cada filho.

Novas tabelas

Solteiros

nao casado

Casados 2 Titulares

casado 2 titulares

Veja todas as tabelas [AQUI]

Sobretaxa

A sobretaxa de IRS será aplicada em moldes mais suaves este ano. Com o novo figurino da sobretaxa de IRS para 2016, fixado pelo Governo do PS após negociações com os partidos da esquerda, em vez de ser aplicado um valor único de 3,5%, como até aqui, passam a existir taxas diferenciadas e progressivas em função do nível de rendimento colectável (ao rendimento ilíquido subtraído da dedução específica de 4.104 euros ou dos descontos para sistemas de protecção social (aplicando-se o valor mais elevado).

sobreataxa

 

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si