Saiba que competências as empresas procuram no candidato ideal

Está à procura de emprego? Conheça as competências mais valorizadas pelos empregadores quando estão a escolher colaboradores, de acordo com o Guia do Mercado Laboral 2015 da Hays.

A Hays, grupo de recrutamento especializado, elaborou o Guia do Mercado Laboral 2015, segundo o qual “proatividade e competências técnicas” são as características mais destacadas num conjunto de 27 atributos.

O que os empregadores procuram num candidato ideal

59% dos empregadores indicaram a proatividade e as competências técnicas, seguindo-se a capacidade de trabalho, referida por 56% dos inquiridos, a apetência para trabalhar em equipa (55%) e a orientação para objetivos (53%).

As outras competências mais valorizadas são: ética/valores (50%), orientação para o cliente (46%), experiência (43%), planeamento e organização (41%) e autonomia (38%). A formação surge apenas em 19º lugar na lista.

“Os empregadores do Norte parecem valorizar mais as competências técnicas e a experiência do que os empregadores do Sul”, enquanto os empregadores do Centro dão menor importância à proatividade e maior atenção à capacidade de trabalho individual e em equipa.

Idiomas

Quando questionados sobre os idiomas mais importantes para o negócio, a esmagadora maioria dos empregadores (95%) indicou o inglês. No ranking das línguas mais importantes, o português surge em segundo lugar, apontado por 88% das empresas inquiridas, seguindo-se o castelhano (50%) e o francês (33%).

Leia o artigo completo no site de Educação Informação do Montepio [AQUI]


Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

error: