Tendências tecnológicas para 2018

As cinco maiores empresas de tecnologia (Apple, Alphabet, Facebook, Amazon e Microsoft) constituíram 37 por cento dos ganhos totais do S&P 500 em 2017. Os investimentos federais no setor digital poderão chegar a US $ 95 bilhões no próximo ano. E, internacionalmente, o público gastará até US $ 3,4 trilhões em serviços digitais até 2020.

Aqui ficam algumas tendências tecnológicas para manter debaixo de olho em 2018:

Blockchain

Por agora, você provavelmente já ouviu uma coisa ou duas sobre a promessa de blockchain e Bitcoin. Em um nível alto, a tecnologia blockchain é uma forma de gerir com segurança e acesso à informação. O núcleo de blockchain depende da ideia de descentralização, que essencialmente distribui energia e risco de forma equitativa entre os jogadores em uma rede.

Plataformas como a Gameflip e Filecoin são capazes de resolver desafios de mercado fundamental, valendo milhares de milhões de dólares, que têm vindo a aterrorizar os ecossistemas durante décadas.

Internet das coisas

Relatórios sobre a “internet das coisas” observam que quase 6 triliões de dólares serão gastos em soluções IoT nos próximos cinco anos. Este dilúvio de investimento transformou esta noção de ficção científica em realidade.

Realidade Virtual

Será 2018 o tão aguardado ano em que a realidade virtual vai explodir? Embora a tecnologia ainda esteja em desenvolvimento,  grandes “players” como a Oculus e a HTC continuam a iterar sobre os seus dispositivos, o que faz com que as coisas parecem promissoras para uma indústria em que as plataformas VR começam a apelar às massas.

Realidade Aumentada

A ascensão de Pokémon em 2016 foi apenas a primeira de muitas implementações de realidade aumentada, que veio provocar um enorme impacto sobre a sociedade. A Apple e a Google introduziram recentemente o ARKit e o ARCore e estão a ter um ponto de inflexão para a indústria. Como o hardware e o software continuam a melhorar, podemos esperar ver mais programadores a desenvolver aplicações de RA em 2018.

Chatbots

As aplicações corporativas de mensagens (bots) parecem estar prontas para ter um impacto tangível à medida que mais empresas investem no desenvolvimento de seu próprio consumo e bots. Os Chatbots, ao nível mais simples, são interfaces de front-end para as empresas se comunicarem com seus clientes.

Comércio Eletrónico

O ano de 2018 pode ser, finalmente, o ano em que o comércio eletrónico ultrapassa o de retalho, de uma vez por todas. Num relatório sobre o retalho online, a Forrester afirma que 83 por cento dos adultos dos Estados Unidos fizeram compras pela Amazon no ano passado.

Automação

Máquinas de automação e Inteligência Artificial serão, em breve, uma realidade no mundo profissional. Desde assistentes virtuais, para o trabalho manual, a serviços de intermediação, muitos postos de trabalho poderaão estar comprometidos nos próximos anos.


Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

error: