Trabalhar em casa: Técnicas para se manter produtivo

O escritório já não é o que costumava ser. Hoje, milhões de trabalhadores independentes trabalham a partir de casa, enquanto outros tantos trabalhadores consideram as suas residências como o local de trabalho principal, embora muitos de seus empregadores tenham escritórios corporativos, de acordo com a Global Workplace Analytics, uma empresa de estudos de mercado.

Enquanto trabalhar em casa é uma tendência crescente, muitos trabalhadores questionam como poderão ter um melhor comportamento para serem mais produtivos. Aqui estão algumas dicas.

1) Definir um horário

Um dos maiores desafios de trabalhar a partir de casa é a capacidade de definir o seu próprio horário. “A chave é realmente definir um horário”, diz Sara Sutton Fell, CEO da FlexJobs, um site de listagem de trabalhos para teletrabalhadores.

Uma boa política talvez seja por começar a trabalhar bem cedo para assim conseguir ter o final da tarde mais livre para realização de outras tarefas.

Estabelecer uma rotina é muito útil quando se trabalha em casa, mas não existe uma maneira correta ou errada de configurar uma. Terá que ser o trabalhador a definir a que mais se adapta às suas necessidades.

2) Vestir como se fosse sair de casa para o trabalho

Quando trabalha em casa, não há código de roupa, mas isso não significa que nada deva acontecer quando se trata do que você usa.

“É importante, pelo menos, tirar o seu pijama e usar roupas do dia-a-dia quando você trabalha em casa”, diz Fell. “Quanto a vestir-se da mesma maneira como se fosse trabalhar para um escritório, não obrigado”.

3) Faça um escritório

Enquanto muitas pessoas trabalham fora das suas salas de estar, quartos ou salas de jantar, um elemento-chave para teletrabalhos sérios é um ter um escritório doméstico.

Idealmente, vai querer ter um quarto que faça de escritório ou até uma garagem, cave ou sótão.

4) Boas Comunicações

Se vai trabalhar em casa, é essencial ter um telefone e uma conexão rápida à internet já que essas são suas ligações com o mundo exterior.

5) Saia da casa

Visite o seu café local e provavelmente verá bastantes pessoas a tomar suas bebidas enquanto trabalham nos seus portáteis. Para alguns, este “escritório” longe do “escritório em casa” é essencial porque muitos não têm espaço para se instalarem onde vivem.

Para outros, trabalhar num café ou numa biblioteca é simplesmente uma boa mudança de rotina para não se “fartar” de estar em casa.

6) Evite tarefas do meio dia

Uma vantagem de trabalhar em casa ou teletrabalho é a capacidade de fazer tarefas a qualquer hora do dia, como cozinhar ou limpar.

Mas, embora seja tentador usar o tempo de trabalho para avançar nas tarefas domésticas, terá que ter disciplina e não se distrair com isso. Terá tempo, com certeza, para as realizar quando terminar o trabalho.


Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

error: