O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa e o regulador e supervisor dos bancos. O Banco tem duas missões essenciais: a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro.
De acordo com a sua Lei Orgânica, é uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio. São órgãos do Banco o Governador, o Conselho de Administração, o Conselho de Auditoria e o Conselho Consultivo. O Banco rege-se por um código de conduta.
Cabe ao Banco de Portugal gerir as disponibilidades externas do País – em euros, moeda estrangeira e ouro – e outras que lhe estejam cometidas. Gere também parte das reservas cambiais do Banco Central Europeu.
O Banco de Portugal regula e supervisiona as instituições de crédito, as sociedades financeiras e as instituições de pagamento para garantir a segurança dos fundos que lhes foram confiados. Aplica medidas preventivas e sancionatórias.
Com sede em Lisboa, o Banco de Portugal possui uma Filial no Porto, diversas agências no Continente e duas delegações regionais (Madeira e Açores).
O Banco de Portugal integra, desde o seu início, em 1998, o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) – constituído pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos bancos centrais nacionais da União Europeia (UE).
Oferta – Programa de Estágios de Verão 2025 Banco de Portugal | VERÃO@BdP – Lisboa
Procuram-se candidatos para o Programa de Estágios de Verão 2025 do Banco de Portugal!
Detalhes
- Formação: 2.º ano de licenciatura (requisito mínimo) completo ou 1.º ano de mestrado nas vertentes de Gestão, Economia, Finanças, Análise de Dados, Gestão de Informação, Estatística, Engenharia, Matemática Aplicada, Informática ou Direito.
- Áreas de estágios: Estudos Económicos, Estatística, Supervisão, Engenharia, Sistemas de Pagamentos e Contabilidade.
- Duração: dois meses (julho e agosto).
- Regime: Presencial.
- Local: Lisboa.
- Bolsa: 300 €/mês + almoço.
Protocolo assinado entre o Banco de Portugal, o(a) estagiário(a) e a Universidade.
Os projetos serão apresentados em momento posterior pelos responsáveis, em contexto de entrevista, aos alunos selecionados.
A participação no Programa de Estágios de Verão está condicionada à celebração de acordo escrito entre o Banco de Portugal, a Universidade e o(a) estagiário(a).
Condições
Âmbito
- É proporcionado ao(à) estagiário(a), como complemento da formação académica, a frequência de um estágio extracurricular, de caráter não profissional, num departamento, sob a orientação de um(a) supervisor(a) de estágio a designar pelo Banco. A realização do estágio tem como único objetivo a formação e consolidação de conhecimentos adquiridos e não se insere em nenhum processo de admissão para os quadros do Banco.
Prazo
- O estágio terá a duração de dois meses, durante os meses de julho e agosto.
Deveres do(a) estagiário(a)
- Realizar os estudos e análises que constituírem objeto do estágio, acompanhando o funcionamento da estrutura junto da qual for colocado(a), durante o respetivo período de funcionamento;
- Observar as regras de funcionamento do Banco, bem como, em tudo quanto seja compatível com a inexistência de uma relação de trabalho subordinado, do Regulamento de Conduta do Banco de Portugal;
- Guardar sigilo sobre as informações relativas ao funcionamento e atividades do Banco a que tenha acesso no âmbito da realização do estágio, ou por causa dele;
- Participar em eventuais ações de formação e elaborar relatório de estágio, se e nos termos em que for solicitado.
Certificado de frequência
- No final do estágio, o Banco entregará o correspondente certificado de frequência.
Bolsa de estágio
- Será atribuído ao(à) estagiário(a), a título de bolsa de estágio, um montante mensal de 300€ (trezentos euros), com almoço incluído.
Seguro
- O Banco de Portugal assegura o seguro que cobre os riscos decorrentes da realização do estágio.
Cessação
- O Banco reserva o direito de cessar com efeitos imediatos o estágio, no caso de incumprimento grave das normas de funcionamento e conduta estabelecidas.