Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar
Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas tem novas vagas de emprego em várias áreas

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) – criada, em 2012, na dependência da Presidência de Conselho de Ministros/Secretário de Estado da Cultura – é um serviço central da administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa, que tem por missão assegurar a coordenação do sistema nacional de arquivos e a execução de uma política integrada do livro não escolar, das bibliotecas e da leitura. Resulta da fusão entre dois organismos: a DGLB – Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas e a DGARQ – Direção-Geral de Arquivos.

A Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas foi criada pelo Decreto-Lei nº 92/2007, de 29 de Março, com vista a assegurar a coordenação e a execução da política integrada do livro não escolar, das bibliotecas e da leitura. Resulta da sucessão de vários organismos: o IPL, instituído em 1980, cujas atribuições começaram por se circunscrever às políticas de apoio à edição, de implantação do livro nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de promoção do autor no estrangeiro. Mais tarde, incluiu-se também a promoção da leitura, pelo que em 1987, ano do lançamento do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, o IPL foi substituído pelo Instituto Português do Livro e da Leitura (IPLL).

A opção por uma política vertical em cada um dos sectores da cultura conduziu à fusão do Instituto Português do Livro e da Leitura com a Biblioteca Nacional, em 1992, criando-se o Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. A separação novamente dos dois organismos fez nascer, em 1997, o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB), a que se sucedeu a já referida Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, que integrava também a Biblioteca Pública de Évora.

Ofertas

5176/2022 – OE202203/0372 – Assistente Técnico (4 vagas) – Lisboa

Abertura de procedimento concursal comum para preenchimento de 4 (quatro) postos de trabalho da carreira geral de assistente técnico  para exercer funções na Direção de Serviços de Planeamento, Gestão e Informação – área do aprovisionamento e infraestruturas, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

5175/2022 OE202203/0368 – Assistente Técnico (1 vaga) – Lisboa

Abertura de procedimento concursal comum para preenchimento de 1 (um) posto de trabalho da carreira geral de assistente técnico para exercer funções no apoio à Direção, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

5174/2022 OE202203/0365 – Assistente Técnico (2 vagas) – Lisboa

Abertura de procedimento concursal comum para preenchimento de 2 (dois) postos de trabalho da carreira geral de assistente técnico para exercer funções na Direção de Serviços de Planeamento, Gestão e Informação – área dos recursos humanos, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

5173/2022 OE202203/0357 – Assistente Operacional (1 vaga) – Lisboa

Abertura de procedimento concursal comum para preenchimento de 1 (um) posto de trabalho da carreira geral de assistente operacional para exercer funções na Direção de Serviços de Planeamento, Gestão e Informação – área de limpeza e higienização das instalações, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

Veja também

CTT

CTT estão a recrutar para a equipa de Secretaria Geral e Apoio Jurídico

Os CTT – Correios de Portugal são o operador postal universal em Portugal, sendo líderes …