A empresa russa NGCR, SA vai contratar até Março 30 pessoas para a sua fábrica de Oleiros e no dia 30 apresenta a todos os comandantes das corporações de bombeiros do distrito os produtos que ali irá produzir, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Oleiros.
“A criação de cerca de uma centena de postos de trabalho num concelho cuja população ronda os 6.000 habitantes é extraordinária, numa altura de muito desemprego. Este é um investimento muito bem-vindo”, referiu Fernando Marques Jorge.
O presidente da Câmara de Oleiros recordou que a empresa russa, que deverá criar 100 postos de trabalho quando em pleno, vai ficar instalada na antiga fábrica de peluches da Steiff, onde vão ser investidos dois milhões de euros.
A NGCR, SA vai ocupar as antigas instalações da empresa alemã de peluches Steiff que encerrou as portas em Março de 2013, atirando para o desemprego mais de uma centena de pessoas.
O autarca e o comandante operacional distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco estiveram reunidos com a administração da NGCR – Tecnologias Químicas e Inovações, SA, onde ficou decidido que no dia 30 serão apresentados os produtos que a empresa russa irá produzir em Oleiros.
Na reunião, Fernando Marques Jorge e Rui Esteves assistiram já a uma pequena apresentação de alguns desses produtos.
“Este é um trabalho do anterior executivo com a empresa russa, no qual ficou decidido que a Câmara cedia as instalações [antiga fábrica da Steiff] em contrapartida com a criação de cerca de uma centena de postos de trabalho”, explicou o autarca.
Fernando Marques Jorge realçou ainda que 25% das contratações a efectuar pela NGCR são de jovens com formação superior “e com preferência para residentes no concelho de Oleiros”.
O autarca destacou ainda a criação de postos de trabalho indirectos que a instalação da empresa vai trazer para o concelho.
O comandante distrital do CDOS sublinhou a importância da instalação desta empresa na região com a maior mancha florestal de pinheiro bravo da Europa.
Rui Esteves referiu que se trata “de uma mais-valia” para a região.
O acordo entre a Câmara de Oleiros e a NGCR foi selado no dia 18 de Setembro do ano passado e a empresa russa começou a utilizar as instalações a partir do dia 01 de outubro.
A empresa vai produzir equipamentos de combate a incêndios, máquinas de tratamento de águas residuais e aparelhos para obter poupança de energia em termos industriais.
Fonte: SOL