O INIAV, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P., é o Laboratório de Estado, da área de competências da Agricultura, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária.
O INIAV foi criado em 2012, ficando com as atribuições relacionadas com a investigação agrária (do L-INIA) e veterinária (do L-LNIV) do antigo Instituto Nacional dos Recursos Biológicos I.P. (INRB), tendo as atribuições deste relativas às áreas das pescas e da aquicultura sido incorporadas no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA).
O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária tem por missão a concretização da política científica e a realização de investigação de suporte a políticas públicas, na defesa dos interesses nacionais e na prossecução e aprofundamento de políticas comuns da União Europeia.
Oferta – OE202408/0723 | Técnico Superior (2 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Torres Vedras, Lisboa
Procedimento concursal comum para o preenchimento de 2 (dois) postos de trabalho com vínculo jurídico de emprego público, por tempo indeterminado, na categoria de técnico superior, para o exercício de funções no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Caracterização do Posto de Trabalho
Ref.ª a) área de recursos genéticos e melhoramento da videira
- Atividades técnico-científicas no domínio dos recursos genéticos vitícolas, melhoramento sexuado da videira e ampelografia, conjugando dados morfológicos e moleculares para identificação e seleção; valorização destes recursos através de ensaios de microvinificação.
Ref.ª b) área de tecnologia enológica e análise físico-química de vinhos, derivados e subprodutos
- Atividades técnico-científicas no domínio da tecnologia enológica e análise físico-química de vinhos, derivados e subprodutos, incluindo ensaios de adega (à escala industrial e microescala) e ensaios laboratoriais (com preparação de amostras e reagentes, e aplicação de diversos métodos analíticos), bem como a higienização em adega e laboratório.
Habilitação Literária
Ref.ª a)
- Formação superior em Engenharia Agronómica ou Agronomia e Biologia.
Ref.ª b)
- Formação superior em Agronomia ou Enologia e Engenharia Alimentar.
Observações: Poderão candidatar-se ao presente procedimento, os candidatos com ou sem relação jurídica de vínculo de emprego público previamente constituído ou em situação de valorização profissional.