Agência Portuguesa do Ambiente

Agência Portuguesa do Ambiente tem vagas de emprego em várias áreas

A Agência Portuguesa do Ambiente é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, com tutela do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.

A Agência Portuguesa do Ambiente resulta da fusão, em 2012, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto da Água, das 5 Administrações de Região Hidrográfica, da Comissão para as Alterações Climáticas, da Comissão de Acompanhamento da Gestão de Resíduos e da Comissão de Planeamento de Emergência do Ambiente.

A APA tem sede na Amadora e 5 Administrações de Região Hidrográfica (ARH) desconcentradas no território de Portugal Continental: ARH do Norte, ARH do Centro, ARH do Tejo e Oeste, ARH do Alentejo e ARH do Algarve.

A APA tem competências de monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização, sendo por isso o principal regulador ambiental em Portugal.

O processo de transição ecológica que o presente nos impõe, com os seus cruciais desafios da sustentabilidade, exige a alteração de formas de consumir e de produzir, de evoluir para um novo modelo económico compatível com os limites dos sistemas naturais; essa crítica ambição só pode afirmar-se com o envolvimento de todos e uma participação ativa, sem subterfúgios, nessas dinâmicas de transformação.

Oferta – Procedimento concursal comum para o preenchimento de três postos de trabalho da carreira e categoria de técnico superior do mapa de pessoal da Agência Portuguesa do Ambiente – Divisão de Fluxos Específicos e do Mercado de Resíduos do Departamento de Resíduos – Lisboa

Funções

  • Definir, implementar e acompanhar as políticas e estratégias nacionais para a gestão de fluxos específicos de resíduos
  • Avaliar novas estratégias de gestão, nomeadamente para fluxos de resíduos emergentes
  • Assegurar a elaboração de normas e regulamentos necessários à adequada gestão de fluxos
  • Acompanhar a execução dos planos e dos programas de gestão de resíduos e proceder à respetiva monitorização
  • Assegurar, no âmbito da abordagem integrada de licenciamento da competência da APA, I. P., e em articulação com os demais serviços da Administração Pública com competências na matéria, nos termos da legislação aplicável, o licenciamento das entidades gestoras dos fluxos específicos de resíduos (sistemas integrados ou individuais)
  • Garantir a monitorização e a avaliação de desempenho das entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos e proceder ao acompanhamento da sua atividade
  • Assegurar as auditorias no âmbito dos sistemas de gestão de fluxos específicos de resíduos
  • Assegurar a autorização das entidades gestoras de plataformas de negociação no mercado organizado de resíduos
  • Garantir o acompanhamento e avaliação da atividade de registo de produtores
  • Assegurar a coordenação, preparar e submeter os relatórios e comunicações nacionais para efeitos do cumprimento das obrigações comunitárias em matéria de resíduos

Habilitações Literárias

  • Licenciatura nas áreas de Ambiente, Estatística, Matemática, ou áreas afins

Candidaturas

Envie a sua candidatura com toda a documentação necessária para recrutamento@apambiente.pt

Mais informações [AQUI]

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

Sobre E2

O E2 Emprego e Estágios é um dos maiores portais de emprego em Portugal. Agrupamos e partilhamos as várias ofertas de emprego e estágios disponibilizadas por várias empresas em Portugal e no estrangeiro nas mais diversas áreas.

Veja também

Canonical

Canonical tem novas vagas de emprego em várias áreas em Portugal

A Canonical é uma empresa privada de software com sede no Reino Unido. Foi fundada ...