A Águas e Energia do Porto é uma entidade empresarial local de âmbito municipal dotada de autonomia estatutária, administrativa e financeira, constituída em outubro de 2006, cujo capital social é detido, na sua totalidade, pela Câmara Municipal do Porto.
O seu objeto social corresponde à gestão integrada e sustentável de todo o ciclo urbano da água no Município do Porto. A esta vertente juntou-se a definição e execução da estratégia energética municipal, após a alteração e republicação dos estatutos em novembro de 2020. Estão, deste modo, englobadas as seguintes atividades: distribuição de água (sistema em baixa), drenagem e tratamento de águas residuais (sistemas em baixa e em alta), drenagem de águas pluviais, gestão das linhas de água (rios e ribeiras urbanas), gestão da frente marítima, gestão da energia e promoção da educação ambiental e da sustentabilidade.
A Águas e Energia do Porto é uma das maiores empresas portuguesas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, servindo 160 476 clientes clientes e um equivalente populacional de 500 000 habitantes. Todos os dias são fornecidos, em média, 45 130 m3 de água aos portuenses.
O controlo analítico da qualidade da água é assegurado pelo Laboratório de Análises da empresa, que se encontra acreditado pelo Instituto Português de Acreditação de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025. São realizadas 25 063 análises por ano à água distribuída, das quais 18 747 na rede pública e 6 320 na rede predial, assegurando o cumprimento dos exigentes padrões de qualidade impostos pela legislação europeia e portuguesa. O indicador “Água Segura” situa-se em 99,74%.
A empresa é também responsável pela drenagem de águas pluviais, pela gestão de 85 km de linhas de água, pela gestão das águas balneares e da frente marítima da cidade e pela promoção da sustentabilidade e da educação ambiental através do Pavilhão da Água.
Oferta – Técnico(a) Recuperação de Créditos | Direção Jurídica e de Contencioso | Unidade Recuperação de Créditos – Porto
Funções
- Analisar e elaborar respostas a pedidos de clientes (informações ou reclamações);
- Promover a efetivação de penhoras e reclamações de créditos no âmbito de Processos de Insolvência e PER;
- Realizar a atividade da recuperação de créditos, incluindo a elaboração de respostas a Entidades Bancárias e Tribunais;
- Colaborar na elaboração dos reportes da atividade através do desenvolvimento e monitorização de indicadores, análise e interpretação de dados e produção de relatórios com o objetivo de avaliar o desempenho e controlar a atividade da Área Funcional.
Requisitos
- Experiência profissional anterior em funções similares;
- Formação Profissional de Nível 5 na área de Serviços Jurídicos (CTESP);
- Bons conhecimentos da Lei Geral Tributária; Código de Procedimento e Processo Tributário; Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas;
- Domínio das ferramentas do MS Office;
- Capacidade de comunicação (oral e escrita), de resolução de problemas, autonomia e proatividade;
- Capacidade de organização, planeamento e gestão de tempo;
- Capacidade de trabalho em equipa e cooperação.
Candidaturas
Deverá enviar o seu CV atualizado para o e-mail gpdesenvolvimento@aguasdoporto.pt, com a descrição no assunto “Técnico(a) Recuperação de Créditos”.