A ANACOM, Autoridade Nacional de Comunicações, é a autoridade reguladora nacional (ARN) no âmbito das comunicações, para efeitos do disposto no direito da União Europeia e na legislação nacional, e sucede nas atribuições e competências da Comissão de Planeamento de Emergência das Comunicações.
É uma pessoa coletiva de direito público, com a natureza de entidade administrativa independente, dotada de autonomia administrativa, financeira e de gestão, bem como património próprio.
A Autoridade Nacional de Comunicações é orgânica, funcional e tecnicamente independente no exercício das suas funções e não se encontra sujeita a superintendência ou tutela governamental no âmbito desse exercício, conforme estabelecido nos seus estatutos – Decreto-Lei n.º 39/2015, de 16 de março -, em vigor desde 1 de abril de 2015.
A ANACOM tem por missão a regulação do sector das comunicações, incluindo as comunicações eletrónicas e postais e, sem prejuízo da sua natureza enquanto entidade administrativa independente, a coadjuvação ao Governo nestes domínios.
Os valores institucionais definidos pela ANACOM para suporte ao cumprimento da sua missão são os seguintes: Independência; Transparência; Excelência e Cultura de equipa. A combinação dos valores com a estratégia da organização dá enquadramento às normas comportamentais seguidas pelos colaboradores da ANACOM no desempenho das diferentes tarefas e na prossecução dos objetivos finais.
Oferta – Programa Anual de Estágios ANACOM 2025/2026 – Lisboa
O Programa Anual de Estágios da ANACOM é uma oportunidade única para iniciares a carreira numa entidade reguladora de referência, cuja missão é a regulação do sector das comunicações, incluindo as comunicações eletrónicas, postais, as atividades espaciais e os serviços digitais.
O programa destina-se a licenciados e estudantes de mestrado nas áreas de Direito, Economia, Gestão, Contabilidade ou Engenharia, oferecendo a possibilidade de aplicar conhecimentos em contexto real, desenvolver novas competências e contribuir para a missão da ANACOM.
Requisitos
- Candidatos com licenciatura ou com parte escolar do mestrado (requisito preferencial) nas áreas de Direito, Economia, Gestão, Contabilidade ou Engenharia (em áreas na esfera de atuação da ANACOM);
- Capacidade de trabalho em equipa, motivação e autonomia;
- Fase inicial de carreira (até 2 anos de experiência profissional).
Oferece-se
- Um estágio remunerado, com a duração máxima de 12 meses e com atribuição de bolsa de estágio acrescida de subsídio de refeição;
- Um plano de estágio prático, que te permitirá desenvolver atividades integradas no funcionamento da ANACOM, consolidar a formação que adquiriste e ganhar experiência profissional muito valorizada no mercado;
- Uma equipa multidisciplinar e multigeracional, com pessoas cheias de vontade de te acompanhar nestes primeiros passos da vida profissional;
- A experiência adquirida durante o estágio profissional poderá constituir um fator diferenciador em futuros processos de recrutamento.
Áreas de Estágio
- Direito – Lisboa (presencial)
- Economia, Gestão ou Contabilidade – Lisboa (presencial)
- Engenharia – Lisboa e Barcarena (presencial)
Observações: As candidaturas estão abertas até 22 de setembro 2025 (inclusive).