Banco de Portugal
Imagem/Foto

Banco de Portugal está a recrutar para o Programa de Estágios de Verão 2024

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa e o regulador e supervisor dos bancos. O Banco tem duas missões essenciais: a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro.

De acordo com a sua Lei Orgânica, é uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio. São órgãos do Banco o Governador, o Conselho de Administração, o Conselho de Auditoria e o Conselho Consultivo. O Banco rege-se por um código de conduta.

Cabe ao Banco de Portugal gerir as disponibilidades externas do País – em euros, moeda estrangeira e ouro – e outras que lhe estejam cometidas. Gere também parte das reservas cambiais do Banco Central Europeu.

O Banco de Portugal regula e supervisiona as instituições de crédito, as sociedades financeiras e as instituições de pagamento para garantir a segurança dos fundos que lhes foram confiados. Aplica medidas preventivas e sancionatórias.

Com sede em Lisboa, o Banco de Portugal possui uma Filial no Porto, diversas agências no Continente e duas delegações regionais (Madeira e Açores).

O Banco de Portugal integra, desde o seu início, em 1998, o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) – constituído pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos bancos centrais nacionais da União Europeia (UE).

Oferta – Programa de Estágios de Verão Banco de Portugal | VERÃO@BdP – Lisboa

Procuram-se candidatos para o Programa de Estágios de Verão 2024 do Banco de Portugal!

Formação

  • 2.º ano de licenciatura (requisito mínimo) completo ou 1.º ano de mestrado nas vertentes de gestão, economia, finanças, análise de dados, gestão de informação, estatística, engenharia, matemática aplicada, informática ou direito.

Áreas de estágios

  • Estatística, Estudos Económicos, Supervisão, Sistemas de Pagamentos, Jurídica e Logística/Documentação.

Detalhes

  • Duração: dois meses (julho e agosto)
  • Regime: Presencial
  • Local: Lisboa
  • Bolsa: 300 €/mês + almoço
  • Protocolo assinado entre o Banco de Portugal, o(a) estagiário(a) e a Universidade.

A participação no Programa de Estágios de Verão está condicionada à celebração de acordo escrito entre o Banco de Portugal, a Universidade e o(a) estagiário(a) e no qual são definidas as seguintes condições:

Âmbito

É proporcionado ao(à) estagiário(a), como complemento da formação académica, a frequência de um estágio extracurricular, de caráter não profissional, num departamento, sob a orientação de um(a) supervisor(a) de estágio a designar pelo Banco. A realização do estágio tem como único objetivo a formação e consolidação de conhecimentos adquiridos e não se insere em nenhum processo de admissão para os quadros do Banco.

Prazo

  • O estágio terá a duração de dois meses, durante os meses de julho e agosto.

Deveres do(a) estagiário(a)

  • Realizar os estudos e análises que constituírem objeto do estágio, acompanhando o funcionamento da estrutura junto da qual for colocado(a), durante o respetivo período de funcionamento;
  • Observar as regras de funcionamento do Banco, bem como, em tudo quanto seja compatível com a inexistência de uma relação de trabalho subordinado, do Regulamento de Conduta do Banco de Portugal;
  • Guardar sigilo sobre as informações relativas ao funcionamento e atividades do Banco a que tenha acesso no âmbito da realização do estágio, ou por causa dele;
  • Participar em eventuais ações de formação e elaborar relatório de estágio, se e nos termos em que for solicitado.

Certificado de frequência

  • No final do estágio, o Banco entregará o correspondente certificado de frequência.

Bolsa de estágio

  • Será atribuído ao(à) estagiário(a), a título de bolsa de estágio, um montante mensal de 300€ (trezentos euros), com almoço incluído.

Seguro

  • Deverá ser contratualizado pelo(a) estagiário(a) ou pela Universidade um seguro que cubra os riscos decorrentes da realização do estágio.

Cessação

  • O Banco reserva o direito de cessar com efeitos imediatos o estágio, no caso de incumprimento grave das normas de funcionamento e conduta estabelecidas.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social

Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social está a recrutar para o Departamento de Património Imobiliário

O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP (IGFSS), sob tutela do Ministério do …