O Banco Português de Fomento é uma instituição ímpar que cria soluções inovadoras para apoiar projetos nacionais e internacionais, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento económico.
Através da sua atividade, é um parceiro de confiança, que incentiva a capacidade empreendedora, o investimento, a competitividade e a criação de emprego. A sua visão é contribuir para um Portugal competitivo, inspirados num futuro mais inovador e sustentável.
O Banco Português de Fomento tem como missão apoiar o desenvolvimento económico e social de Portugal, através da criação e disponibilização de soluções inovadoras, competitivas e adequadas às necessidades e desafios do ecossistema empresarial, potenciando a capacidade empreendedora, o investimento e a criação de emprego, e promovendo a sustentabilidade e a coesão económica, social e territorial do país.
O BPF cria soluções para a competitividade e inovação, que promovem a sustentabilidade e o desenvolvimento económico-social do país. A atividade do Banco Português de Fomento visa cinco áreas-chave da economia portuguesa, tal como definido nos seus estatutos: Financiamento a PME, Projetos de Inovação, Green Finance, Impacto Social e Infraestrutura.
Na sequência dos impactos da pandemia de COVID-19 nas economias europeias, o Conselho Europeu criou o Next Generation EU, um instrumento de recuperação, a partir do qual se desenvolve o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, onde se enquadra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 16,6 mil milhões de EUR a desembolsar pela EU, com um período de execução até 2026.
Ao abrigo do PRR, foi atribuído ao Banco Português de Fomento um importante papel, designadamente, na estruturação e distribuição de soluções de capital e quase capital, no montante global de 1.425 milhões de euros, previstos na Componente C5 | Capitalização e Inovação Empresarial.
Oferta – Ref 02.2025 | Técnico/a de Assessoria Fiscal – Porto
Responsabilidades
- Garantir o cumprimento atempado e rigoroso das obrigações fiscais da Instituição (declarações de IVA, IRC, IRS e outras);
- Elaborar reportes fiscais mensais, trimestrais e anuais;
- Monitorizar e interpretar alterações na legislação fiscal nacional e internacional com impacto na atividade da Instituição;
- Assessorar na definição e implementação de estratégias fiscais que promovam a eficiência tributária e a mitigação de riscos fiscais;
- Realizar análises fiscais relacionadas a novos produtos, operações financeiras ou iniciativas estratégicas;
- Apoiar na gestão de inspeções e auditorias fiscais realizadas por entidades externas;
- Elaborar relatórios fiscais regulares para suporte à gestão e tomada de decisão;
- Colaborar no desenvolvimento de políticas e procedimentos internos para garantir a conformidade fiscal e a otimização de processos.Prestar apoio técnico às áreas internas, nomeadamente contabilidade, tesouraria e compliance, em questões fiscais;
- Contribuir para a integração de critérios ESG (Environmental, Social, and Governance) na estratégia fiscal da Instituição, em alinhamento com os objetivos estratégicos.
Requisitos
- Licenciatura em Contabilidade, Fiscalidade, Economia, ou áreas afins;
- Formação complementar em será valorizada;
- Experiência mínima de 2 anos em funções similares, preferencialmente no setor bancário ou segurador;
- Sólidos conhecimentos de legislação fiscal nacional (eliminatório) e internacional (valorizado);
- Experiência na elaboração de declarações fiscais e no uso de sistemas fiscais e ERP;
- Familiaridade com práticas de tributação de instituições financeiras será um diferencial;
- Certificações profissionais relevantes (e.g., OCC) serão consideradas uma mais-valia;
- Capacidade analítica para lidar com questões fiscais complexas e interpretar legislação;
- Habilidade de comunicação para explicar temas fiscais de forma clara a diferentes stakeholders;
- Proatividade, organização e capacidade de gestão de prazos rigorosos;
- Conhecimento em políticas ESG aplicáveis à gestão fiscal será valorizado.