O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca comercial, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do BPI.
A origem do BPI data de 1981 com a criação da SPI – Sociedade Portuguesa de Investimentos, contando com uma estrutura acionista diversificada, que incluía uma forte componente do tecido empresarial nacional, constituída por 100 das mais dinâmicas empresas portuguesas e quatro das mais importantes instituições financeiras internacionais.
Em Abril de 2016, o CaixaBank, S.A., detentor nessa data de 44.1% do capital social do Banco BPI, publicou o anúncio preliminar de uma oferta pública, geral e voluntária, de aquisição (Oferta) sobre a totalidade das ações representativas do capital social do Banco BPI S.A., ao preço de 1.113 euros por ação.
Em 2017 o CaixaBank assumiu o controlo do BPI após a conclusão de uma oferta pública de aquisição e, em Maio de 2018, o CaixaBank acordou adquirir à Allianz a totalidade da participação de 8.425% que esta detinha no capital do Banco BPI.
A identidade do Banco BPI é marcada pela cultura financeira e empresarial do Banco Português de Investimento. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valor.
Oferta – Gestor de Projetos | Área de Organização – Lisboa
A Área de Organização está integrada na Direção de Organização, Qualidade e Inovação (DOQI). A missão da Área de Organização é contribuir para o alinhamento da organização do BPI com a sua estratégia, garantindo a implementação de estruturas orgânicas e procedimentos mais ágeis.
O objetivo é corrigir ineficiências e otimizar a forma como se trabalha, criando um banco cada vez mais ágil e eficiente.
Principais responsabilidades
- Gestão de Projetos: Liderar ou participar em projetos para identificar e desenhar oportunidades de melhoria de eficiência em processos, produtos e estruturas do Banco;
- Implementação de métodos de trabalho colaborativos de forma transversal: Garantir a adoção eficaz das ferramentas de trabalho (O365, Copilot, outros), desenvolvendo e executando planos de gestão da mudança para assegurar o sucesso dos lançamentos;
- Análise e Desenho de Estruturas: Analisar e desafiar pedidos de estrutura das direções centrais do Banco, desenvolvendo análises de funções/atividades, e propondo novas estruturas organizacionais.
Requisitos
Obrigatórios
- Licenciatura e/ou Mestrado em Economia, Gestão ou Finanças;
- Experiência profissional entre 2-3 anos;
- Forte capacidade de comunicação e apresentação;
- Fortes competências interpessoais, de trabalho em Equipa e de gestão de stakeholders;
- Atitude pró-ativa para a resolução de problemas;
- Domínio de ferramentas O365 (Excel, PowerPoint e Word).
Preferenciais
- Será valorizada experiência prévia em gestão de projetos na vertende de PMO;
- Valorizados conhecimentos das ferramentas O365 (MsTeams, Planner, To Do, etc) e CoPilot.