A Câmara Municipal do Montijo é o órgão executivo do município do Montijo. O Montijo é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Setúbal e à Área Metropolitana de Lisboa, com cerca de 41411 habitantes (2021).
Até 1930, e apesar do seu estatuto de vila, denominava-se Aldeia Galega do Ribatejo ou, simplesmente, Aldeia Galega ou Aldegalega, passando deste então a ter o seu nome atual, «que melhor condiz com as suas tradições históricas».
Viver no Montijo é viver num concelho com uma localização privilegiada na Área Metropolitana de Lisboa. É viver às portas da capital, dos grandes centros urbanos. É viver num concelho com identidade própria, seguro e tranquilo.
Viver no Concelho do Montijo é viver duas realidades distintas. Do lado oeste, existe uma cidade com uma composição urbana bem definida, com bairros novos de construção imobliária de qualidade com amplas praças, espaços verdes, polidesportivos, ciclovias e outros equipamentos coletivos.
Viver do lado este do concelho é viver noutra realidade completamente diferente. É viver no campo. Viver numa zona rural de enorme dimensão, marcada pelo montado de sobro, pela floresta e por amplos espaços vinícolas e agrícolas. É viver numa paisagem que lhe oferece a tranquilidade para passeios pedestres e para a prática de desportos da natureza. É viver mais devagar, com mais tempo e mais qualidade de vida.
A Câmara Municipal do Montijo tem como missão servir, cada vez melhor, os cidadãos que ali vivem, trabalham e visitam. Assume ainda o compromisso de, no âmbito das suas atribuições, desenvolver a sua atividade no respeito pelos valores e princípios éticos da democracia, da transparência, da responsabilidade, da prestação de contas, do desenvolvimento sustentável, da coesão social, da justiça distributiva, do universalismo, do humanismo e da dignidade de todo o ser humano.
Oferta – OE202507/1008 | Assistente Operacional (20 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Montijo, Setúbal
Procedimento concursal comum para constituição de relação jurídica de emprego público por tempo determinado (termo resolutivo certo – 12 meses), para ocupação de 20 (vinte) postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional (Pessoal não docente) – Agrupamentos de escolas de Montijo, Poeta Joaquim Serra, Pegões, Canha e Santo Isidro e Escola Secundária Jorge Peixinho, previstos no Mapa de Pessoal para o ano 2025.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Apoia os docentes e técnicos na dinamização de atividades implementadas no estabelecimento de ensino (curriculares, AAAF e de enriquecimento curricular);
- Efetua o acompanhamento e a vigilância de crianças e jovens nos recreios e em atividades realizadas dentro e fora do estabelecimento, zelando pela sua segurança e pelo bom ambiente escolar;
- Sempre que necessário presta apoio na integração de crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente em todas as atividades letivas e não letivas, de autonomia e higiene pessoal, bem como de mobilidade, em estreita colaboração com o/a educador/a de infância ou professor/a;
- Controla entradas e saídas de alunos nas escolas;
- Exerce tarefas de atendimento e encaminhamento e acompanhamento de encarregados de educação e de outras pessoas que se dirigem ao estabelecimento de ensino;
- Presta apoio e assistência em situações de primeiros socorros e, sempre que necessário, acompanha crianças e jovens a unidades de saúde;
- Exerce funções de apoio geral, incluindo as de telefonista, de operador de reprografia, papelaria, bar e portaria;
- Assegura o controlo de gestão de stocks necessários ao funcionamento da reprografia, papelaria e bar;
- Efetua as operações de limpeza, higienização e desinfeção das instalações e equipamentos das escolas;
- Efetua a limpeza e manutenção dos espaços do recreio, incluindo os espaços verdes e hortas existentes nos mesmos;
- Acompanha de crianças e jovens durante o período de fornecimento de refeições;
- Exerce, sempre que necessário, tarefas de apoio em laboratórios e bibliotecas escolares.
Habilitação Literária
- 9º ano (3º ciclo ensino básico).
Observações: Podem candidatar-se ao procedimento concursal indivíduos com e sem vínculo de emprego público previamente constituído.