A Câmara Municipal do Porto é o órgão executivo do município do Porto, tendo por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do concelho. A Câmara Municipal do Porto é a segunda maior do país, sendo composta por vários vereadores, representando diferentes forças políticas.
O Porto é a segunda maior cidade de Portugal. A sua área metropolitana é constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano que conta com cerca de 2 479 000 habitantes. O concelho é constituído por sete freguesias. Na verdade, três delas são “Uniões” de freguesias, resultantes da reforma administrativa concretizada em 2013, com as eleições autárquicas desse ano.
As empresas públicas de âmbito municipal visam satisfazer necessidades coletivas da população do Município do Porto. Regem-se pelo regime jurídico da atividade empresarial local, consagrado na Lei n.º 50/2012, de 31 de agosto e, no que ali não for especialmente regulado, pela lei comercial e, subsidiariamente, pelo regime do setor empresarial do Estado.
No Porto, existem seis empresas municipais: a Ágora – Cultura e Desporto do Porto, Águas e Energia do Porto, Domus Social, GO Porto, Porto Ambiente e Porto Vivo, SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana).
A 29 de setembro de 2014, a Câmara do Porto apresentou a primeira marca gráfica de cidade. Foi designada “Porto.” e desdobra-se na identidade corporativa da autarquia e das suas empresas municipais.
Atualmente, a marca é vista internacionalmente como um case study de sucesso em marcas de cidade, sendo apresentada em todo o mundo.
Oferta – Técnico Superior | Empreendedorismo – Porto
Funções
- Desenvolve funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão;
- Desenvolve funções de promoção, apoio e acompanhamento do ecossistema de empreendedorismo da cidade, através de projetos e programas, e ações de capacitação, apoio ao desenvolvimento de novas ideias de negócio, laboratórios vivos, entre outros;
- Fomenta ligações aos stakeholders do ecossistema da cidade, numa lógica de cooperação, com vista à consolidação e expansão do ecossistema, e acompanha a atividade de hubs, interfaces, incubadoras e comunidades localizadas na cidade;
- Funções de apoio a iniciativas de estímulo ao empreendedorismo, nomeadamente através de eventos e atividades, que promovam o ecossistema de empreendedorismo da cidade, e de participação ativa em redes nacionais e internacionais, no sentido de incorporar as melhoras práticas internacionais e acompanhar as tendências globais.
Habilitações
- Licenciatura ou grau académico superior em Gestão da CNAEF 345 – Gestão e administração, ou em Relações Internacionais CNAEF 222 – Línguas e Literaturas Estrangeiras ou 313 – Ciência política e cidadania, ou na área de Ciências Sociais e do Comportamento das CNAEF 310 – Ciências Sociais e do Comportamento ou 312 – Sociologia e outros estudos ou 313 – Ciência Política e cidadania ou 314 – Economia ou 319 – Ciências Sociais e do Comportamento – programas não classificados noutra área de formação.
Âmbito
- Trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público por tempo indeterminado.
Remuneração Base
- 1442.57€
E2 Emprego e Estágios Portal de Empregos em Portugal