A Casa Pia de Lisboa é um instituto público que tem como missão a promoção dos direitos e a proteção das crianças e jovens, sobretudo dos que se encontram em perigo e em risco de exclusão e com necessidades educativas especiais, de forma a assegurar o seu desenvolvimento integral, através do acolhimento, educação, formação e inserção social e profissional.
A sua ação centra-se em percursos de aprendizagem inclusivos, considerando o acolhimento como transitório e o retorno ao meio familiar o centro da intervenção institucional, a escolaridade prolongada, a formação inicial qualificante de dupla certificação e a relevância da intervenção com educandos surdos e surdocegos.
O trabalho desenvolvido pela Casa Pia de Lisboa visa o superior interesse da criança e a construção do seu projeto de vida, a partir da adequação de recursos e princípios orientadores às necessidades de cada educando, concretizando-se através de projetos de desenvolvimento personalizados.
Oferta – OE202408/0232 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
O posto de trabalho a concurso insere-se na Unidade de Assuntos Financeiros (UAF), a qual, de acordo com o ponto 2.2 da Deliberação n.º 378/2013, de 18 de fevereiro, prossegue as seguintes atribuições:
- Intervir nos processos de planeamento e do controlo, no domínio da sua área de atuação em cujo âmbito:
- Analisa a informação de gestão e propõe a adoção tempestiva das medidas corretivas adequadas.
- Elabora os orçamentos e contas, facultando a informação inerente e necessária;
- Elabora relatórios de execução financeira.
- Coordenar o processo de gestão do património, em cujo âmbito:
- Confere e processa a receita e despesa e as operações de tesouraria;
- Promove e assegura a rentabilização dos ativos financeiros e imobiliários;
- Procede à atualização e controlo das rendas de imóveis;
- Mantém atualizada a avaliação do imobilizado.
- Coordenar o processo de gestão do inventário, em cujo âmbito organiza e mantém atualizado o inventário de bens de imobilizado e processos de cadastro;
- Intervir nos processos de gestão de recursos humanos, aprovisionamento e gestão de bens em armazém e de contratação de empreitadas de obras públicas, em cujo âmbito assegura a cabimentação das despesas.
- Neste âmbito, ao abrigo do disposto no Anexo a que alude o art. 88.º, n.º 2 da LTFP, pretende-se o recrutamento de um técnico superior, da carreira de técnico superior, de grau 3 de complexidade funcional, com titularidade de licenciatura nas áreas da gestão, da economia, da contabilidade ou das finanças, conforme mapa de pessoal aprovado para o ano em curso, tendo em vista nomeadamente o desenvolvimento das seguintes atividades:
- Assegurar cabimentação de despesa;
- Processamento e conferência de receita, despesa e operações de tesouraria;
- Verificação da conformidade da movimentação de valores bancários;
- Proceder a registos de bens de imobilizado, atualização e controlo das rendas dos imóveis.
Nesta confluência, a descrição das funções supra não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas para as quais o trabalhador detenha qualificação adequada e não impliquem desvalorização profissional, nos termos do n.º 1 do art. 81.º da LTFP.
Habilitação Literária
- Licenciatura nas áreas da Gestão, da Economia, da Contabilidade ou das Finanças.
Outros Requisitos
- Uma vez que se trata de um concurso interno à administração pública, o candidato deverá ser titular de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, bem como os candidatos militares que beneficiem do direito de candidatura.