O Centro Cultural de Belém (CCB), instituição de referência inaugurada em 1993, 19 anos após a revolução de Abril de 1974, testemunho de um Portugal moderno e democrático, é gerida por uma Fundação pública de direito privado que tem por objetivo a promoção da cultura, desenvolvendo a criação e a difusão em todas as suas especificidades: da música clássica à música improvisada, do teatro à dança, da ópera à literatura, da arquitetura às artes visuais.
O CCB constitui-se também como um centro para a realização de congressos, conferências e reuniões profissionais.
Desde 2024, a sua capacidade de intervenção foi enriquecida com a criação do MAC/CCB – Museu de Arte Contemporânea e Centro de Arquitetura, que acolhe distintas coleções de grande prestígio no campo da arte moderna e contemporânea, incluindo também um centro de arquitetura com programação regular.
O CCB foi concebido no âmbito da primeira presidência portuguesa da Comunidade Europeia, como parte de uma visão moderna e funcional da cultura e do património.
O projeto arquitetónico, desenvolvido pelos arquitetos Vittorio Gregotti e Manuel
Salgado, integra-se harmoniosamente no território e na paisagem da zona de Belém, ao lado de monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém.
A sua estrutura é composta por três módulos interligados, que permitem uma circulação fluida e eficiente entre os diferentes espaços, promovendo um diálogo entre o interior e o exterior. O CCB é um testemunho da evolução da arquitetura contemporânea portuguesa e um dos principais centros de produção cultural da Europa. Em breve, será iniciada a construção dos Módulos 4 e 5, previstos no projeto inicial e destinados a hotelaria, comércio e serviços, mas atribuídos a uma concessão de exploração independente.
Oferta – Call para Diretor Artístico de Artes Performativas do CCB – Lisboa
O Diretor Artístico para as Artes Performativas (m/f) será o rosto público da programação performativa do CCB, trazendo uma forte visão curatorial na preparação dos programas de temporada, com carácter visionário e criativo, numa constante procura de excelência e inovação.
Com reporte direto à administração da Fundação, e em estreita colaboração com o MAC/CCB, o Diretor Artístico será responsável por garantir a sustentabilidade criativa e financeira de cada temporada, procurando sempre oportunidades de desenvolvimento.
O crescimento e diversificação dos públicos e a reputação e imagem do CCB, deverão estar nas suas principais preocupações.
Funções
- Definir e propor uma programação anual;
- Coordenar a equipa e o orçamento da Direção, em articulação com a estrutura
- CCB, na qual se inclui, privilegiadamente, o MAC/CCB;
- Estabelecer contactos e projetos de colaboração e coprodução, de âmbito nacional e internacional;
- Promover ações e iniciativas no campo das Artes Performativas, mas também no campo da educação e mediação, implementando o cruzamento entre géneros artísticos, que o CCB preconiza;
- Desenvolver estratégias que promovam a diversidade cultural que o CCB procura.
Requisitos
- Formação superior, sendo valorizada formação avançada;
- Experiência de Direção de instituição cultural, na qual tenha tido funções que impliquem gestão de equipas;
- Visão estratégica no sentido da construção de uma programação de cariz internacional ambiciosa;
- Experiência comprovada em ambiente nacional e internacional;
- Bom conhecimento do panorama artístico nacional e internacional;
- Capacidade de comunicação e de liderança;
- Domínio do português e de línguas estrangeiras, nomeadamente francês e inglês.