CGD Caixa Geral de Depósitos
Imagem/Foto ©

CGD está a recrutar para o Centro de Inteligência Analítica

A Caixa Geral de Depósitos – CGD é um grupo bancário português com altos padrões de exigência e liderança que se refletem na capilaridade da sua presença nacional, assim como na escala internacional da sua estrutura – com especial incidência nos países de língua portuguesa e de destino da emigração.

É uma referência no setor financeiro português e, sendo reconhecida pelo seu contributo para a promoção da poupança, financiamento da economia, reforço da competitividade, inovação e internacionalização das empresas portuguesas, é uma peça fundamental para a estabilidade do sistema financeiro.

Enquanto líder do mercado, a procura de uma evolução equilibrada entre rentabilidade, crescimento e solidez financeira, sempre no quadro de uma gestão prudente dos riscos.

Foi criada pela Carta de Lei de 10 de abril de 1876, no reinado de D. Luís, sendo na altura Ministro da Fazenda Serpa Pimentel e presidente do 34º Governo Constitucional Fontes Pereira de Melo.

A Caixa Geral de Depósitos que hoje conhecemos é o culminar de uma evolução que se iniciou muito antes da sua fundação em abril de 1876, uma vez que o espírito que presidiu à sua fundação estava já presente nas atividades desenvolvidas por outras instituições (Depósito Público e Arcas dos Órfãos).

A CGD desenvolve a sua atividade numa ótica de banca universal, com todas as especializações de serviços financeiros, pelo que hoje os seus clientes dispõem de um Grupo internacional de serviço completo.

Oferta – Business Intelligence Analyst – Lisboa

A área de Business Insight and Process Intelligence, inserida no Centro de Inteligência Analítica – CIA, é o órgão responsável por desenvolver e implementar na CGD insights analíticos uniformizados e acessíveis pelas diversas Estruturas da CGD, através da produção de dashboards, relatórios, análises ad-hoc e de process mining, alinhados com as necessidades do negócio e que visam suportar a tomada de decisão e o acompanhamento da atividade.

Como Business Intelligence Analyst, terá um papel transformador no acompanhamento das iniciativas estratégicas que estão a ser levadas pela CGD.

Função e Principais Responsabilidades

  • Dinamizar, em estreita colaboração com as áreas de negócio, a identificação pró-ativa de necessidades de informação e de oportunidades de geração de insights analíticos, como suporte às análises a realizar dando o melhor suporte na tomada de decisão no âmbito do desenvolvimento do negócio e do acompanhamento das suas atividades;
  • Promover a uniformização da estrutura de dados informacionais a utilizar nas análises e nos dashboards a desenvolver e a implementar;
  • Criar, desenvolver e implementar dashboards, relatórios, análises ad-hoc e process mining, garantindo o desenvolvimento e o acompanhamento dos processos, em articulação com o negócio;
  • Definir, implementar e disponibilizar às áreas de negócio soluções de self-service para análise dos dados existentes nos sistemas de informação internos e/ou a extrair de fontes externas;
  • Acompanhar as tendências e as melhores práticas adotadas ao nível do desenvolvimento de insights analíticos, visando a identificação de novas oportunidades, soluções e tecnologias inovadoras.

Perfil

  • Licenciatura e/ou Mestrado em Business Intelligence, Estatística Aplicada, ou áreas similares;
  • Pelo menos 2 anos de experiência em funções similares.

Conhecimentos e competências

  • Conhecimentos de linguagem de programação SQL e ferramentas de BI (Tableau);
  • Atitude proactiva e agilidade de raciocínio;
  • Forte espírito de equipa, capacidade de liderança, dinamismo e capacidade de comunicação;
  • Boa capacidade de comunicação verbal e escrita em português e inglês.

Características pessoais

  • Boa capacidade analítica, sentido crítico, raciocínio lógico/estruturado e capacidade de resolução de problemas complexos.
  • Capacidade de desenvolver novas ideias e implementar soluções criativas.
  • Capacidade de trabalhar de forma autónoma, flexível e dinâmica.
  • Boa capacidade de relacionamento, comunicação e trabalho em equipas multidisciplinares.
  • Capacidade de traduzir conceitos técnicos detalhados em métricas significativas para a gestão de topo

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Nota: O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afiliação com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Sobre Equipa E2

e2
A Equipa E2 é formada pelo João e Ana, profissionais com Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e mais de 15 anos de experiência prática nas áreas de Recrutamento e Seleção. Com um profundo conhecimento do mercado de trabalho em Portugal, fundaram em 2013 o portal E2 Emprego e Estágios, hoje reconhecido como uma das principais plataformas nacionais de divulgação de ofertas de emprego e estágio em múltiplos setores.