A CP é uma entidade pública empresarial de transporte ferroviário, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio.
É detida a 100% pelo Estado e rege-se pelos seus Estatutos, pelo Regime Jurídico do Setor Público Empresarial e demais legislação aplicável ao setor e à área de atividade da Empresa.
Como agente ativo da sociedade, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Tem como visão ser líder nacional de mobilidade integrada – simples, pessoal e sustentável. Ligar pessoas e comunidades, de forma sustentada e alicerçada no modo ferroviário.
O Plano Estratégico 2022-2030 pretende orientar, focar, alinhar e mobilizar toda a Empresa para alcançar os desafios presentes e futuros, assumindo uma posição relevante na sustentabilidade económica, social e ambiental do país.
Os objetivos estratégicos que compõem este plano refletem as principais ambições e compromissos da CP e a sua concretização permite executar a Missão e alcançar a Visão, sempre suportado nos Valores da organização.
Um compromisso de reforço e crescimento na relação com todos os stakeholders e afirmação da CP como um dos players principais na mobilidade nacional.
Oferta – Técnico Superior (Júnior) | Direção de Operações – Porto
Irá contribuir para o acompanhamento técnico, melhoria contínua dos processos operacionais e reforço da Segurança da Circulação. A função envolve atividades de análise, planeamento, gestão operacional e participação ativa em grupos de trabalho estratégicos.
Principais Responsabilidades
- Promover e monitorizar ações de acompanhamento técnico, identificando situações críticas e contribuindo para a melhoria e consolidação dos conhecimentos técnicos no âmbito da Segurança da Circulação;
- Executar ações de Segurança Ferroviária alinhadas com as políticas definidas pela Empresa e pelo Setor;
- Analisar documentação regulamentar de natureza operacional;
- Identificar necessidades de formação do pessoal operacional;
- Monitorizar trabalho extraordinário e absentismo, propondo medidas de controlo e otimização;
- Preparar elementos necessários à elaboração de escalas e rotações de material motor, identificando constrangimentos e assegurando a qualidade do serviço;
- Elaborar e acompanhar indicadores de gestão da área, assegurando a comunicação regular de informação operacional às áreas de Planeamento e Apoio à Gestão;
- Contribuir para a elaboração dos orçamentos de exploração, investimentos e do plano de atividades;
- Participar em grupos de trabalho e desenvolver estudos técnicos com vista à otimização dos modelos produtivos.
Requisitos Obrigatórios
- Grau académico superior em Engenharia, Matemática Aplicada ou Gestão de Empresas. São obrigatórios o domínio avançado de ferramentas de manipulação de dados e uma forte capacidade de raciocínio lógico e estruturação de algoritmos, demonstrada através do aproveitamento académico nas disciplinas de Estatística, Investigação Operacional e Estruturas de Dados;
- Valoriza-se a realização de projetos académicos ou estágios onde tenha aplicado modelos quantitativos para a resolução de problemas práticos.
Competências
- Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador: Microsoft Office 365 (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, OneDrive, entre outros);
- Bons conhecimentos de língua inglesa;
- Excelente capacidade de expressão verbal e escrita;
- Capacidade de análise e síntese, especialmente na identificação de desvios e formulação de propostas corretivas;
- Facilidade de relacionamento interpessoal e gosto pelo trabalho em equipa;
- Capacidade de adaptação e flexibilidade perante novos contextos;
- Elevado sentido de organização, rigor e responsabilidade;
- Espírito de iniciativa;
- Ética, lealdade e postura profissional exemplar.
Mais informações e candidaturas [AQUI]
Nota: Deve submeter a sua candidatura através do link / email presente na descrição da oferta.
E2 Emprego e Estágios Portal de Empregos em Portugal