A pandemia da COVID-19 mudou radicalmente o mercado de trabalho. Os sinais de mudança já vinham de trás, particularmente em setores como a Tecnologia e o Marketing Digital, mas acentuaram-se durante os últimos dois anos.
Setores como o da Saúde ganharam também um protagonismo óbvio face à necessidade evidente de mais matéria humana para reforçar os sistemas de saúde. Feitas as contas todas, elaborámos uma lista com 12 empregos em ascensão.
1. Engenheiros especializados (Web Developer)
O online passou ser o centro de negócios para empresas, produtos e serviços. Para criar a tecnologia que dá corpo a todo este sistema é preciso mão de obra altamente especializada: os web developers.
De Full Stack Developers, a Frontend Developers, passando por Game Developer, o léxico do desenvolvimento passou a estar nas conversas sobre emprego.
Mas não é só conversa: a contratação destes engenheiros cresceu 25% entre 2019 e 2020 e há empresas criadas especificamente para recrutar e colocar estes engenheiros na órbita de alguma das empresas tecnológicas mais poderosas do mundo.
Atualmente, é possível dizer que investir num curso de programação em javascript em escolas como a Wild Code School é um investimento seguro e rentável.
2. Profissionais de E-Commerce
Segundo resultados do Barómetro CTT E-Commerce o e-commerce cresceu cerca de 80% no nosso país.
Dados partilhados pelos especialistas do LinkedIn indicam que o recrutamento para este setor está a crescer 73% por ano e que há neste momento mais de 400 mil vagas disponíveis no setor.
3. Técnicos de Saúde
Para além de pessoal clínico, a pandemia da COVID-19 evidenciou a necessidade de recrutamento de profissionais de apoio aos sistemas de saúde – profissionais administrativos e auxiliares de ação médica, por exemplo. A pandemia até pode passar, mas o novo normal não dispensará estes recursos.
4. Técnicos de Marketing Digital
O setor do marketing digital foi um dos que mais se evidenciou ao longo dos últimos meses. A presença digital de empresas, produtos e serviços, foi uma necessidade da pandemia e é um imperativo do pós-pandemia. Neste momento não basta estar presente – tem que se estar presente de uma forma positiva.
5. UXers
User Experience é o conjunto de técnicas que valorizam a interação de um utilizador qualquer produto digital. Tal como o marketing digital e o desenvolvimento web, foi uma área que explodiu nos últimos anos. Dentro do setor da User Experience há vários empregos possíveis: UX Designer, UX Researcher, UX Writer, etc.
6. Business Development
A pandemia foi disruptiva para as empresas. Ajudar a que estas naveguem em tempos incertos é uma das novas atribuições dos business developers, para além das funções que estes já tinham no âmbito do desenvolvimento dos negócios das empresas.
Entre 2019 e 2020 o recrutamento para estas funções cresceu 45%.
7. Cientistas de Dados
Organizações e empresas, independentemente da sua escala, precisam cada vez mais de dados para informar decisões de negócios. Desde 2019 que a procura por estas funções cresceu 46%.
8. Especialistas em Diversidade no trabalho
É tempo de corrigir as iniquidades provocadas pelo sistema em que vivemos e que se têm vindo a reproduzir sistematicamente. Os especialistas em diversidade no trabalho ajudam a promover políticas de diversidade nas empresas, no sentido de incluir minorias tradicionalmente menos representadas.
A procura por estas funções cresceu 90% desde 2019, acentuadas pela força de movimentos como o Black Lives Matter.
9. Enfermeiros
Os enfermeiros são peça central nos sistemas de saúde um pouco por todo o mundo. São necessários em vários âmbitos: no pré-hospitalar, nos hospitais, nas instituições de apoio social e serviços de cuidados continuados.
Com a pandemia, a procura por estes profissionais especializados cresceu muito.
10. Profissionais da Educação
O sistema de educação foi desafiado como poucos durante a pandemia da COVID-19. Escolas e universidade tiveram que repensar a forma como se organizaram, o que se refletiu na procura por profissionais para este setor.
11. Criadores de Conteúdo Digital
As redes sociais foram um dos motores do entretenimento durante a pandemia. As marcas souberam interpretar essa realidade, apostando em criadores de conteúdo nas mais diversas áreas: podcasts, TikTok, YouTube, Instagram, etc.
12. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (AI) é um dos setores do futuro, mas que já está bastante presente nas nossas vidas. Para além de vitamina para muitos negócios e solução para muitos problemas, a AI é também vista como uma forma de muitos negócios se protegerem de futuras disrupções.