A Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, com a sua configuração alargada a 100 municípios, surge com a Lei 33/2013, de 16 de maio. Era, à data, Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, e Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.
Importa, no entanto, perceber a evolução na organização geográfica e territorial das regiões de turismo nacionais, até ao presente, até para perceber o contexto da realidade actual.
Com a nova configuração a 100 municípios, resultante da aplicação da Lei 33/2013, a ambição era tornar o Centro de Portugal numa marca nacional para o turismo da diversidade, agregadora da geografia física e emocional da região, uma marca de diálogo entre opostos que se articulam num espaço com identidade própria.
“Turismo Centro de Portugal, Um país dentro do país.” Eis a frase que sintetiza a concentração de diversidade da região, revela a sua importância histórica, o peso do património na composição da sua oferta, a clarificação do espaço territorial e o reforço do sentido de centro.
No período de 2013 a 2018, a Turismo Centro de Portugal desenvolveu o seu Plano de Marketing, os principais vetores de intervenção e promoveu o rebranding da marca “Centro de Portugal”.
Oferta – Assistente Técnico (3 vagas) | Welcome Center – Aveiro, Leiria, Coimbra
Caracterização do Posto de Trabalho
Atendimento posto informação turística
Sem prejuízo do disposto no Anexo, da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, e das atribuições e competências do Núcleo de Informação Turística deve:
- Realizar o atendimento, a receção e o acompanhamento de turistas;
- Prestar serviços de informação turística e animação de eventos no Posto de Informação Turística (PIT), sobre o património histórico, cultural e gastronómico da região;
- Organizar e acompanhar eventos/programas de animação;
- Apresentar, aconselhar e propor diversos tipos de produtos turísticos;
- Promover e vender produtos e serviços turísticos;
- Prestar esclarecimentos e exercer as demais funções que lhe sejam atribuídas por lei ou por despacho superior.
Habilitação Literária
- 12º ano (ensino secundário).
Outros Requisitos
- Preferencialmente deverão ter, experiência e/ou formação na área de atendimento ao público e conhecimentos do Património Histórico, cultural e gastronómico da região, bem como, domínio oral e escrito do Português e Inglês e ser fluente noutro idioma (francês ou espanhol).