A Entidade Orçamental, e respetiva orgânica, resultam do Decreto-Lei nº 53/2025, de 28 de março, num contexto de reforma das finanças públicas e da gestão financeira do setor público.
Tendo por base a reestruturação da Direção-Geral do Orçamento, tem por missão e atribuições a superintendência na elaboração e execução do Orçamento do Estado, na contabilidade do Estado, no controlo da legalidade, regularidade e economia da administração financeira do Estado, bem como assegurar a participação do Ministério das Finanças no quadro da negociação do orçamento e da programação financeira plurianual da União Europeia.
Assume-se assim como entidade essencial para assegurar de forma eficiente e transparente a estabilidade e a sustentabilidade das finanças públicas nacionais.
Um dos papeis da Entidade Orçamental passa pela disponibilização de informação, sendo de destacar a Síntese da Execução Orçamental e as aplicações Conhecer, sendo estes últimos suportes informativos simplificados e abertos, desenvolvidos na ótica do cidadão.
Historicamente, as origens da instituição remontam a 1849, assinalando-se como grandes marcos (entre outros) a criação da Direção-Geral da Contabilidade Pública (1863-1996) e da Direção-Geral do Orçamento (1996-2025).
Oferta – OE202601/0101 | Técnico de Sistemas e Tecnologias de Informação (2 vagas) – Lisboa
Procedimento concursal comum para recrutamento de dois trabalhadores para a carreira de técnico de sistemas e tecnologias de informação, do Departamento de Sistemas de Informação.
Caracterização do Posto de Trabalho
Exercer as atividades inerentes à carreira especial de Técnico de Sistemas e Tecnologias de Informação, nos termos do mapa anexo ao Decreto-Lei n.º 88/2023, de 10 de outubro e referido no artigo 10.º do referido diploma legal. Os candidatos irão desempenhar um conjunto de funções na área do Departamento de Sistemas de Informação, da Entidade Orçamental, nomeadamente:
- Prestar apoio local e/ou remoto a utilizadores e equipamentos;
- Apoiar os utilizadores na resolução de problemas com a utilização de equipamentos ou de sistemas de informação;
- Instalação de postos de trabalho;
- Instalação de infraestruturas;
- Gerir e monitorizar as infraestruturas informáticas;
- Diagnosticar e resolver problemas de hardware e software;
- Efetuar, analisar ou encaminhar pedidos para outras equipas (internas ou externas);
- Gestão e inventário dos equipamentos informáticos.
Requisitos
- Curso de nível 4 ou superior do QNQ na área de Informática.
Outros Requisitos
- Bom relacionamento interpessoal;
- Rigor técnico;
- Capacidade de planeamento e controlo focada nos resultados a obter;
- Tolerância à pressão e contrariedades.
Mais informações e candidaturas [AQUI]
Nota: Deve submeter a sua candidatura através do link / email presente na descrição da oferta.
E2 Emprego e Estágios Portal de Empregos em Portugal