A EPAL é sucessora da centenária CAL – Companhia das Águas de Lisboa, concessionária do abastecimento de água à cidade de Lisboa, entre 02 de Abril de 1868 e 30 de Outubro de 1974, altura em que terminou o contrato de concessão.
É então constituída a EPAL – Empresa Pública das Águas de Lisboa designação que mantém até 1981, quando passa a denominar-se por EPAL – Empresa Pública das Águas Livres.
É uma empresa do setor empresarial do Estado, detida a 100% pela AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A., encontrando-se sujeita ao enquadramento legal inerente a esta qualificação, nomeadamente, o disposto no DL 133/2013, de 03 de Outubro.
A concessão da exploração e da gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Vale do Tejo foi atribuída à Águas do Vale do Tejo e à EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A, a sua gestão delegada.
Atualmente a área servida pela EPAL e ADVT abrange 91 municípios que ocupam uma área territorial correspondente a 33% do território continental português e serve 3,5 milhões de habitantes. Esta solução para além da coesão territorial tem em vista gerar as eficiências necessárias à sustentabilidade económica, social e ambiental destes sistemas.
Oferta – Licenciado – Lisboa
A EPAL pretende recrutar Licenciado/a para a Área de Perdas, do Departamento de Gestão de Perdas e Afluências Indevidas, da Direção de Gestão de Ativos.
Requisitos
Formação académica
- Licenciatura em Engenharia Hidráulica, Ambiente ou similar.
Perfil técnico
- Conhecimentos na área de gestão de rede de abastecimento de água, monitorização, sistemas de informação geográfica e modelação hidráulica;
- Conhecimentos nível médio de inglês;
- Conhecimento de informática na ótica do utilizador nomeadamente: Microsoft Office.
Principais responsabilidades
- Efetuar o controlo do desempenho do Sistema de Abastecimento de Água da EPAL com recurso de sistema de informação da empresa;
- Manter atualizada a informação referente ao controlo das Zonas do Sistema de Abastecimento de Água da EPAL;
- Acompanhar as atividades de deteção de fugas no Sistema de Abastecimento de Água;
- Propor a realização de Projetos de densificação do controlo nas ZMC e ZMT com piores indicadores de desempenho;
- Planear alterações temporárias da operação da rede em baixa no âmbito da macro-deteção de fugas e estudos da rede;
- Elaborar projetos para implementação das ZMC e ZMT, bem como propostas de redimensionamento de ZMC e ZMT;
- Preparar e efetuar ensaios de validação da integridade das ZMC e ZMT;
- Elaborar estudos de diagnóstico, visando a identificação de propostas de melhoria na exploração e manutenção das redes de abastecimento geridas pela EPAL;
- Identificar a necessidade de manutenção preventiva e curativa dos equipamentos de monotorização das redes, como por exemplo: medidores de caudal e telemetria e acompanhar a execução dos respetivos trabalhos.
Candidaturas
Envie a sua candidatura, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado (em português), para candidaturas.epal@adp.pt até 31/07/2025, com a referência “LIC_DGA/GPA-APR” – só serão consideradas as candidaturas que reúnam o perfil solicitado.