O Fundo Azul constitui um mecanismo de incentivo financeiro destinado a potenciar desenvolvimento da economia do mar, apoiar a investigação científica e tecnológica, incentivar a proteção e monitorização do meio marinho e a incrementar a segurança marítima.
O controlo da legalidade e da regularidade da gestão financeira e patrimonial do Fundo Azul são assegurados por um fiscal único, designado por despacho do Ministro das Finanças e do Ministro do Mar.
A entidade gestora do Fundo é a DGPM, que assegura o apoio técnico, administrativo e logístico necessário ao funcionamento do Fundo. O Fundo é dirigido por um diretor que é, por inerência, o diretor-geral da DGPM, sendo coadjuvado pelo subdiretor-geral da DGPM.
A gestão financeira é prestada pela DGPM, designadamente os serviços contabilísticos necessários ao funcionamento do Fundo, realizando-se de acordo com os princípios e os instrumentos de gestão aplicáveis aos fundos e serviços autónomos.
As direções regionais de agricultura e pescas prestam apoio ao Fundo Azul, em matérias relativas ao controlo da execução de projetos financiados nas respetivas regiões, nos termos a definir por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da agricultura e do mar.
Oferta – OE202512/0015 | Técnico Superior (6 vagas) | Procedimento Concursal PRR – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
Gestão operacional de candidaturas e de despesa de projetos PRR, preferencialmente na Componente 10 — MAR, compreendendo tarefas regulamentarmente exigidas aos organismos intermediários, a saber:
- Análise de elegibilidade do beneficiário e da operação; verificação de critérios de seleção e de conformidade regulamentar (Avisos/Portarias, contratos PRR);
- DNSH e demais requisitos ambientais/temáticos aplicáveis;
- Auxílios de Estado (enquadramento, intensidade, cumulações, efeito de incentivo);
- Prevenção de duplo financiamento, incluindo declarações, cruzamentos e utilização da ferramenta Arachne;
- Registo integral da instrução no sistema de informação do PRR/EMRP, garantindo trilha de auditoria e segregação de funções (SGCI).
- Acompanhamento físico-financeiro de marcos e metas;
- Validação de alterações às operações e atualização de indicadores;
- Reporte periódico à EMRP/autoridades competentes e publicidade/transparência (listas de beneficiários, montantes, objeto);
- Verificação administrativa e, quando aplicável, in loco da existência, regularidade e afetação da despesa;
- Conferência documental (faturas, pagamentos, contratos, evidências) e reconciliações;
- Instrução de pagamentos, controlo de adiantamentos/saldos, e cumprimento dos limites e intensidades previstos.
- Cumprimento dos deveres de prevenção e deteção de fraude, corrupção e conflitos de interesses, nos termos do modelo de governação e orientações EMRP;
- Sinalização e tratamento de irregularidades, correções financeiras e recuperações;
- Preparação e acompanhamento de auditorias (nacionais/UE) e verificações ex post com base no risco;
- Encerramento técnico-financeiro: validação final de despesa, relatórios de encerramento, reconciliações finais, arquivística e conservação de registos por prazos regulamentares.
Requisitos
- Formação superior nas áreas de Gestão, Economia, Contabilidade.
Âmbito do recrutamento: Podem ser opositores ao presente procedimento concursal candidatos com e sem vínculo de emprego público previamente estabelecido.
Mais informações e candidaturas [AQUI]
Notas
O E2 Emprego e Estágios não é uma entidade recrutadora nem oferece emprego / estágios. Apenas partilha ofertas presentes em sites de emprego verificados e nos sites de recrutamento das empresas/entidades a que se referem as ofertas.
Deve submeter a sua candidatura para as empresas/entidades anunciantes das vagas.
O E2 não tem conta oficial em nenhuma rede social (Facebook, X (Twitter), LinkedIn, TikTok, etc...).
O E2 não tem qualquer afiliação com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.
E2 Emprego e Estágios Portal de Empregos em Portugal