A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955, ano em que faleceu.
De nacionalidade Portuguesa e instituída em perpetuidade, a Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres, tendo também intervenção através de apoios concedidos desde Portugal nos PALOP e Timor-Leste bem como nos países com Comunidades Arménias.
A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição privada que tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação.
A Fundação conta com um museu, que alberga a coleção particular de Calouste Gulbenkian, e um Centro de Arte Moderna (CAM) que reúne a mais importante coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa; uma orquestra e um coro; uma biblioteca de arte e arquivo; um instituto de investigação científica; e um jardim, que é um espaço central da cidade de Lisboa, onde decorrem também as atividades educativas.
Em articulação com as atividades culturais, a Fundação Calouste Gulbenkian cumpre a sua missão através de programas inovadores que desenvolvem projetos piloto e apoiam, através de bolsas e subsídios, instituições e organizações sociais.
Comprometida com a sua plena independência e preservação do seu património, a Fundação define como principal prioridade para a sua atividade a construção de uma sociedade que ofereça iguais oportunidades e que seja sustentável.
Oferta – Assistente de Gestão de Projetos de Edição | Museu Calouste Gulbenkian – Lisboa
A Fundação Calouste Gulbenkian procura reforçar a equipa com um/a Assistente de Gestão de Projetos de Edição. Esta função tem como responsabilidade apoiar o processo de desenvolvimento de todos os conteúdos, para qualquer tipo de meio de divulgação e de suporte informativo inerentes ao Museu, como os catálogos de coleção, brochuras e exposições, garantindo que os conteúdos estão prontos, editados e traduzidos para produção dentro dos prazos estabelecidos e com os níveis de qualidade esperados.
O Museu Calouste Gulbenkian acolhe uma das mais importantes coleções privadas de arte do mundo, reunida em vida por Calouste Sarkis Gulbenkian, com obras que atravessam cinco mil anos de arte, do Antigo Egito ao século XX. Para além da Coleção, o Museu Gulbenkian organiza exposições temporárias e outras atividades como visitas guiadas, workshops, conferências, entre outros.
Principais responsabilidades
- Fazer ou prestar apoio na edição das publicações e dos materiais de divulgação (textos, legendas, desdobrável, catálogos), apoiar na preparação de todos os conteúdos destinados a estes formatos, assegurando a divulgação e o acesso à informação por parte do público;
- Realizar e apoiar na preparação dos materiais de divulgação para as exposições, fazendo a edição e a revisão de texto dos mesmos. Organizar o dossier dos conteúdos da exposição;
- Participar na elaboração dos guiões das publicações, realizar os mesmos em conjunto com o Gestor de Projetos de edição, acompanhar o trabalho do designer sobre a organização da peça a desenvolver, sobretudo ao nível dos conteúdos de texto, e dos restantes intervenientes e assegurar as diferentes fases de cada publicação;
- Apoiar na realização da produção de diferentes materiais fazendo a articulação das diferentes partes envolvidas como os revisores, designer, tradutores entre outros, fazendo a ligação entre todos, assegurando a produção e a qualidade dos materiais desenvolvidos;
- Apoiar o Gestor de Projetos de Edição quando chegam os conteúdos originais para publicações e exposições, e editar e rever, enviando para tradução, garantindo a respetiva revisão e validação junto dos autores;
- Encaminhar os orçamentos para a Secretaria e realizar os pedidos de pagamentos internamente, fazendo a ponte entre a área de pagamentos e o prestador de serviços, assegurando o fecho das contas.
Competências
- Licenciatura ou Mestrado em Estudos Editoriais, Edição, Museologia ou História de Arte;
- Experiência mínima de 2 a 3 anos em funções similares;
- Boas competências ao nível da comunicação e trabalho em equipa;
- Domínio, escrito e falado, da língua portuguesa e inglesa;
- Domínio das ferramentas Microsoft Office.