A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955, ano em que faleceu.
De nacionalidade Portuguesa e instituída em perpetuidade, a Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres, tendo também intervenção através de apoios concedidos desde Portugal nos PALOP e Timor-Leste bem como nos países com Comunidades Arménias.
A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição privada que tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação.
A Fundação conta com um museu, que alberga a coleção particular de Calouste Gulbenkian, e um Centro de Arte Moderna (CAM) que reúne a mais importante coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa; uma orquestra e um coro; uma biblioteca de arte e arquivo; um instituto de investigação científica; e um jardim, que é um espaço central da cidade de Lisboa, onde decorrem também as atividades educativas.
Em articulação com as atividades culturais, a Fundação Calouste Gulbenkian cumpre a sua missão através de programas inovadores que desenvolvem projetos piloto e apoiam, através de bolsas e subsídios, instituições e organizações sociais.
Comprometida com a sua plena independência e preservação do seu património, a Fundação define como principal prioridade para a sua atividade a construção de uma sociedade que ofereça iguais oportunidades e que seja sustentável.
Oferta – Técnico/a de Documentação – Lisboa
A Fundação Calouste Gulbenkian procura reforçar a equipa da Biblioteca de Arte e Arquivos com um/a Técnico/a de Documentação que irá realizar serviços de atendimento ao público, proceder ao tratamento físico das coleções, executar tarefas no âmbito da circulação e gestão física das coleções e dos depósitos e desenvolver ações correntes de preservação e conservação.
Principais responsabilidades
- Realizar atendimento ao público na Sala de Leitura, orientando os leitores;
- Pesquisar e recuperar informação por métodos e ferramentas informáticas;
- Controlar e gerir as requisições de obras bibliográficas;
- Executar as rotinas necessárias ao controlo da circulação das obras bibliográficas;
- Identificar obras em mau estado, com necessidades de consulta ou reprodução especiais;
- Efetuar, quando necessário, reacondicionamentos simples das obras bibliográficas;
- Elaborar e rever regularmente o mapa das escalas de atendimento por turnos para as equipas de serviço das Salas de Leitura e Depósito;
- Executar tarefas de manutenção, controlo e atualização da coleção de monografias de referência e fascículos de periódicos, em exposição na Sala de Leitura;
- Colaborar na preparação de documentação técnica ou de gestão das atividades, através da apresentação de indicadores da atividade desenvolvida;
- Garantir o bom funcionamento das instalações e equipamentos destinados à utilização pública.
Requisitos
- 12.º Ano de escolaridade e formação profissional nas áreas de Biblioteca, Arquivo e Documentação (Licenciatura preferencial);
- Experiência mínima de 1 a 2 anos em funções similares;
- Conhecimentos em História de Arte;
- Conhecimentos em língua inglesa;
- Conhecimentos no software Horizon.