INE - Instituto Nacional de Estatística
Imagem/Foto ©

INE está a recrutar para o Departamento de Contas Nacionais (5 vagas)

O INE – Instituto Nacional de Estatística, tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da atividade estatística nacional.

A missão do INE é tanto mais exigente quanto sujeita a permanente evolução. Para se manter relevante, a informação estatística, enquanto retrato da realidade, tem de saber acompanhar as constantes mudanças a que essa realidade está sujeita, detetando novas necessidades, fazendo opções sobre o que, a cada momento, importa medir.

As operações estatísticas do Instituto são realizadas de acordo com padrões internacionalmente estabelecidos de forma a garantir a sua qualidade, sendo os seus resultados disponibilizados em simultâneo a toda a sociedade.

O Instituto Nacional de Estatística delega em outras entidades nacionais parte da atividade estatística do País, assumindo o objetivo de promover a coordenação dessa atividade e de facilitar o acesso universal a toda a informação produzida.

O INE como uma Autoridade Estatística independente e credível, que desenvolve processos estatísticos metodologicamente avançados, que recorre à inovação tecnológica, à ciência de dados, à integração de múltiplas fontes para fins estatísticos, no respeito pela confidencialidade dos cidadãos e entidades, e que devolve à sociedade estatísticas de valor para um melhor conhecimento, investigação e a tomada de decisão.

Oferta – Técnico Superior (5 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Lisboa

Procedimento concursal comum, para preenchimento de 5 postos de trabalho da carreira de Técnico/a Superior Especialista em Estatística (TSEE), do mapa de pessoal do INE, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Caracterização do posto de trabalho

Exercício de funções de elevado grau de qualificação, responsabilidade, autonomia e especialização da categoria de TSEE, de acordo com o disposto no Anexo II do Decreto-Lei 187/2015, de 7 de setembro, designadamente participar nas atividades do Departamento de Contas Nacionais, abrangendo, entre outras, as seguintes tarefas:

  • Compilação de Contas Nacionais, anuais e trimestrais para o total da economia e por setor institucional, e de Contas Regionais, incluindo o estudo e desenvolvimento de metodologias que contribuam para a melhoria de qualidade e eficiência na sua produção e difusão;
  • Compilação de Contas das Administrações Públicas, incluindo a preparação das notificações a efetuar por Portugal no âmbito do Procedimento dos Défices Excessivos, o estudo e desenvolvimento de metodologias que contribuam para a melhoria de qualidade e eficiência na sua produção e difusão;
  • Desenvolvimento e compilação de Contas Satélite, nomeadamente nos domínios do Ambiente, Agricultura e Economia Social;
  • Realização de estudos temáticos para implementação de alterações metodológicas nas Contas Nacionais Portuguesas, nomeadamente nos domínios da capitalização de dados, contabilização de cripto ativos e de recursos naturais;
  • Compilação de indicadores quantitativos e qualitativos para o acompanhamento da Economia Portuguesa, incluindo o estudo, conceção, investigação e desenvolvimento de metodologias que contribuam para a melhoria da respetiva qualidade;
  • Participação nos processos de integração de dados administrativos, tratamento e análise para a produção de estatísticas oficiais, incluindo a criação de algoritmos e rotinas informáticas.

Habilitação Literária

  • Licenciatura, ou superior, em áreas de educação e formação correspondentes aos seguintes domínios da Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF): 314 Economia, 460 Matemática e Estatística, 462 Estatística.

Requisitos Específicos

  • Facilidade de escrita e capacidade para a elaboração de estudos e relatórios;
  • Experiência na utilização de software de análise de dados, preferencialmente R, Python, SAS ou STATA;
  • Bons conhecimentos da língua inglesa (falada e escrita);
  • Disponibilidade para a participação em ações de formação indispensáveis à execução das tarefas atribuídas, nomeadamente no estrangeiro.

Competências

  • Organização, planeamento e gestão de projetos;
  • Análise crítica e resolução de problemas;
  • Orientação para os resultados;
  • Orientação para o serviço público;
  • Orientação para a colaboração.

Observações: Ao procedimento concursal podem concorrer candidatos/as com ou sem vínculo de emprego público.

Oferta BEP [AQUI]

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Nota: Deve submeter a sua candidatura através do link / email presente na descrição da oferta.

Sobre Equipa E2

e2
A Equipa E2 é formada pelo João e Ana, profissionais com Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e mais de 15 anos de experiência prática nas áreas de Recrutamento e Seleção. Com um profundo conhecimento do mercado de trabalho em Portugal, fundaram em 2013 o portal E2 Emprego e Estágios, hoje reconhecido como uma das principais plataformas nacionais de divulgação de ofertas de emprego e estágio em múltiplos setores.

Informação

O E2 não tem conta oficial em nenhuma rede social (Facebook, X (Twitter), LinkedIn, TikTok, etc...).

O E2 não tem qualquer afiliação com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.