INE - Instituto Nacional de Estatística

INE está a recrutar para o Departamento de Contas Nacionais

O INE – Instituto Nacional de Estatística, tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da atividade estatística nacional.

A missão do INE é tanto mais exigente quanto sujeita a permanente evolução. Para se manter relevante, a informação estatística, enquanto retrato da realidade, tem de saber acompanhar as constantes mudanças a que essa realidade está sujeita, detetando novas necessidades, fazendo opções sobre o que, a cada momento, importa medir.

As operações estatísticas do Instituto são realizadas de acordo com padrões internacionalmente estabelecidos de forma a garantir a sua qualidade, sendo os seus resultados disponibilizados em simultâneo a toda a sociedade.

O Instituto Nacional de Estatística delega em outras entidades nacionais parte da atividade estatística do País, assumindo o objetivo de promover a coordenação dessa atividade e de facilitar o acesso universal a toda a informação produzida.

O INE como uma Autoridade Estatística independente e credível, que desenvolve processos estatísticos metodologicamente avançados, que recorre à inovação tecnológica, à ciência de dados, à integração de múltiplas fontes para fins estatísticos, no respeito pela confidencialidade dos cidadãos e entidades, e que devolve à sociedade estatísticas de valor para um melhor conhecimento, investigação e a tomada de decisão.

Oferta – Técnicas/os Superiores Especialistas em Estatística (2 vagas) – Lisboa, Porto, Coimbra, Évora ou Faro

Exercício de funções de elevado grau de qualificação, responsabilidade, autonomia e especialização, com possibilidade de teletrabalho em regime híbrido, após período de integração, no Departamento de Contas Nacionais.

O Departamento de Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística é responsável pela produção de um vasto conjunto de informação relevante para a análise da evolução da situação económica do País, caracterizando-se pela grande exigência em termos de conhecimentos técnico-científicos na área de Economia, profissionalismo, sentido ético e responsabilidade.

O candidato selecionado exercerá a sua atividade no Serviço de Indicadores de Curto Prazo, integrado no Departamento de Contas Nacionais, que tem como principais atividades a compilação de indicadores quantitativos industrial e os índices de volume de negócios para diferentes ramos de atividades (comércio, indústria e serviços).

Funções

  • Estudo, conceção, investigação e desenvolvimento de metodologias adequadas à produção e difusão de estatísticas oficiais;
  • Planeamento, controlo de qualidade e execução técnica das operações estatísticas;
  • Análise dos resultados das operações estatísticas e elaboração de estudos sobre temas relevantes para a sociedade na área económica, incluindo a vertente regional;
  • Participação nos processos de apropriação de dados administrativos, bem como na subsequente compilação, integração, tratamento e análise para a produção de estatísticas oficias;
  • Elaboração de pareceres e estudos de elevado grau de responsabilidade, autonomia e especialização inerentes à prossecução das atribuições do INE, I.P.;
  • Articulação com outras entidades, nomeadamente no âmbito do sistema estatístico nacional e europeu, com vista à avaliação de qualidade e implementação de métodos inovadores na produção de informação estatística oficial.

Requisitos

Obrigatórios

  • Ser detentor de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado.

Habilitacionais

  • Licenciatura (ou superior) em Economia, Estatística, Matemática e Matemática Aplicada à Economia e à Gestão.

Específicos

  • Sólida formação académica nas áreas compatíveis com a função;
  • Grau académico superior à licenciatura, preferencialmente;
  • Bons conhecimentos da língua inglesa (escrita e falada);
  • Conhecimentos no domínio do estudo da economia portuguesa;
  • Experiência na utilização de software de análise estatística, nomeadamente R;
  • Experiência profissional no domínio da produção estatística, preferencialmente.

Competências

  • Análise de informação e sentido crítico;
  • Motivação para o desempenho de tarefas de elevada responsabilidade, com sentido de missão e espírito de iniciativa;
  • Bom relacionamento interpessoal e capacidade de trabalho em equipa;
  • Orientação para resultados;
  • Capacidade de planeamento e organização;
  • Comunicação e adaptação a contextos diferenciados.

Local de trabalho

  • Instituto Nacional de Estatística IP em Lisboa ou nas Delegações do Porto, Coimbra, Évora ou Faro (consoante o interesse/preferência do candidato expressamente manifestado no processo de candidatura e tendo em consideração as necessidades específicas nos diferentes domínios de atividade).

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

DGAE Direção-Geral das Atividades Económicas

Direção-Geral das Atividades Económicas está a recrutar para a Direção de Serviços do Comércio Internacional

A Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) tem por missão a promoção e o desenvolvimento de …