influenciador digital

Influenciador Digital: para onde caminha esta profissão?

Os influenciadores digitais são cada vez mais importantes numa estratégia digital. A sua importância é tanta que já existem cursos para formar melhores profissionais. Desde o Youtube até ao Instagram; pode encontrar influenciadores em todas as redes sociais.

Mas com o aumento do número de influenciadores, ainda existe lugar para novos profissionais? Existe, realmente, um futuro brilhante na vida dos profissionais que seguirem este rumo? Vamos debater um pouco o assunto de seguida.

Os influenciadores digitais podem contar com um futuro na profissão?

As pessoas irão continuar a usar redes sociais para se manterem atualizadas, para estarem próximas e na busca por entretenimento. Não importa se deixam o Facebook e migram para o Instagram, por exemplo, o importante é que pelo menos terão acesso a uma das redes sociais; resumindo, há público.

Um bom influenciador consegue criar uma relação com os seguidores, afinal é o objetivo da profissão. Quando essa relação é construída, os seguidores irão confiar nos conselhos e dicas do influenciador, da mesma forma que confiariam na palavra de um amigo.

A partir desse momento, o influenciador conseguirá aconselhar a compra de um produto ou serviço, a mudança de hábitos e comportamentos e muito mais. Sendo assim, e pensando que as pessoas vão usar cada vez mais as redes sociais, o futuro dos influenciadores é brilhante; claro, apenas para os profissionais que são realmente bons.

O que significa ser “realmente bom” influenciador?

Um influenciador digital cria conteúdo para os meios digitais, portanto o que o distingue dos restantes é o seu conteúdo. Ou seja, um influenciador digital realmente bom, cria conteúdo igualmente bom.

Mas como criar esse conteúdo? O primeiro passo é conhecer o público a alcançar. Saiba quem são, quais os interesses em comum, quais os hábitos e tudo o que for possível de acrescentar. O segundo passo é criar conteúdo que se baseie em assuntos que interessem a esse público.

Uma dica muito usada e que pode fazer toda a diferença na produção do seu conteúdo é criar uma personagem fictícia, com a história e caraterísticas do público-alvo, e escrever para essa mesma personagem.

Mas e se for um assunto já muito popular e que conta com muitos influenciadores? Não há problema, o que o diferencia não é o tema/área, mas sim o conteúdo. Vamos dar um exemplo simples que, acreditamos, irá ajudá-lo a entender.

Rui Duarte Catana (@ruiduartecatana) é um influenciador digital e modelo de fitness no Instagram. Esta rede social está repleta de influenciadores digitais na mesma área, portanto, como Rui Duarte se destaca? Com um conteúdo muito direcionado e motivacional.

Mencionamos alguns exemplos de conteúdos que podem ser encontrados no seu perfil de instagram.

O primeiro é mais antigo, neste o influenciador escreveu um conteúdo mais pessoal onde conta o porquê da sua mudança a nível de atividade física. O resultado foi o aumento da proximidade entre Rui Catana e os seus seguidores.

Já o segundo conteúdo é mais recente e está associado à quarentena devido ao COVID-19. No stories, o influenciador tem motivado os seguidores para a prática de exercício físico com conteúdos como “e hoje treina-se o quê?”.

Resumindo, o importante não é escolher uma área sem profissionais, mas sim colocar a sua personalidade em cada conteúdo criado. A mensagem pode ser a mesma de milhares de outras contas, mas se dito por si, com a sua personalidade, os seus seguidores vão ouvi-lo.

Ainda há espaço para si neste mundo?

Finalmente a questão que fica é esta e a resposta é sim. Cada pessoa na internet não tem de seguir apenas um modelo de fitness no Instagram, pode seguir todos os que quiser. Ter competição não irá tirá-lo do mercado, existirá sempre espaço para si.

Claro que, no entanto, para ser um influenciador de sucesso, terá de se destacar das restantes contas existentes. Para tal, como referimos, crie excelentes conteúdos, crie uma relação com os seus seguidores e, dica extra, mantenha a consistência nas publicações.

Outra dica importante, nunca copie o conteúdo de outras contas, mesmo que seja um conteúdo que tem gerado sucesso. Pode inspirar-se em outros conteúdos, mas copiar não é uma prática que lhe trará bons resultados.

Apesar de referirmos o Instagram, as dicas são válidas para qualquer rede social!

Se está neste conteúdo, acreditamos que tenha interesse na profissão, portanto porque não começar? A profissão tem futuro, dá-lhe liberdade geográfica e criativa e não existe um limite de ganhos mensais.

Quer um sinal para começar a investir? Aqui tem o sinal: comece hoje mesmo.

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

Sobre Equipa E2

Veja também

loja online

Quais os primeiros passos para abrir a sua loja online e tornar-se independente?

Não é uma regra geral, mas a maioria de nós já deu por si a ...

error: