O Instituto Camões, Camões I. P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio.
O Instituto Camões pretende ser um organismo de referência na coordenação e articulação da política externa do governo nas áreas da cooperação internacional, promoção da língua e cultura portuguesas enquanto domínios crescentemente entendidos pelos Estados como instrumentos de projeção da sua influência e defesa dos seus interesses.
No plano organizacional, o principal objetivo passa pela modernização dos serviços assente numa gestão por objetivos e resultados e a partir de uma cultura colaborativa e de partilha de valores.
O Camões, I.P. dispõe de um Código de Ética assente nos princípios da igualdade, imparcialidade, isenção, transparência, integridade e criteriosa afetação dos recursos públicos.
Conscientes da relevância da adoção de políticas públicas que visem a diminuição dos impactos, o Camões, I.P. procura dar resposta às necessidades presentes de desenvolvimento económico através da implementação de um conjunto de medidas e adoção de práticas eco responsáveis.
Oferta – OE202511/0753 | Assistente Técnico (4 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para o preenchimento de 4 (quatro) postos de trabalho, previstos e não ocupados, no mapa de pessoal do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., na carreira e categoria de assistente técnico, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.
Caracterização do Posto de Trabalho
Referência A – Contratação pública (2 postos de trabalho)
- Elaborar e acompanhar processos administrativos respeitantes à marcação/reserva de viagens e alojamentos;
- Realizar pesquisas para uma melhor otimização de deslocações e custos;
- Efetuar a agregação das necessidades e planeamento de deslocações em serviço público de forma a disponibilizar informação nos moldes e na periodicidade que forem definidos;
- Assegurar o processamento das despesas relacionadas com deslocações em serviço público;
- Validar faturas;
- Elaborar e conferir mapas de prestação de contas.
- Elaboração de pontos de situação.
Referência B – Gestão Financeira e Contabilidade (2 postos de trabalho)
- Controlo, distribuição e reporte de faturação;
- Análise e controlo dos processos no âmbito da gestão de cabimentos orçamentais e compromissos;
- Elaboração de alterações orçamentais;
- Monitorização de faturação no âmbito da gestão de fundos comunitários;
- Controlo da execução orçamental da receita e da despesa;
- Acompanhamento da Cooperação Bilateral e Multilateral, nomeadamente Projetos com Instituições Parceiras (ONGD);
- Acompanhamento dos protocolos de Cooperação da língua e cultura, nomeadamente apoio à docência entre o Camões, I.P. e as Instituições parceiras no estrangeiro;
- Assessorar o responsável da área financeira no desenvolvimento das atividades e tarefas inerentes à gestão orçamental e à contabilidade financeira, nomeadamente, monitorizar as contas bancárias no exterior, acompanhar o grau de acabamento dos projetos de cooperação, com o apuramento dos acréscimos e diferimentos, acompanhar e aplicar o regime do acréscimo nas receitas recebidas dos Fundos Europeus;
- Colaborar na elaboração da conta de gerência do Instituto.
Habilitação Literária
- 12º ano (ensino secundário).
Outros Requisitos
- Trabalhadores detentores de vínculo de emprego público constituído por tempo indeterminado.
E2 Emprego e Estágios Portal de Empregos em Portugal