O IPDJ, Instituto Português do Desporto e Juventude, tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.
O IPDJ intervém na definição, execução e avaliação da política pública do desporto, promovendo a generalização do desporto, bem como o apoio à prática desportiva regular e de alto rendimento, através da disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros. A preservação da ética no desporto é ainda um dos escopos essenciais do IPDJ.
De igual modo, o Instituto Português do Desporto e Juventude visa dinamizar o apoio ao associativismo, ao voluntariado e promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro.
O IPDJ, propõe-se, ainda, a revitalizar o turismo jovem, em particular no que respeita à rede de Pousadas da Juventude e ao Cartão Jovem, de modo a incrementar a mobilidade, com ganhos de eficiência e economia.
Oferta – OE202508/0660 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para preenchimento de um posto de trabalho da carreira geral Técnica Superior para exercício de funções no Departamento de Políticas da Juventude e Associativismo.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Gestão dos programas de apoio ao associativismo jovem (PAAJ), em concreto o Programa de Apoio Infraestrutural (PAI), bem como do programa Formar+;
- Colaboração na gestão do Programa de Apoio Juvenil (PAJ), do Programa de Apoio Estudantil (PAE) e do Programa de Apoio às Associações de Carácter Juvenil (PAACJ);
- Desenvolvimento de tarefas tendentes à capacitação e envolvimento dos jovens no tecido associativo;
- Elaboração e execução de projetos que fomentem a inovação e a criatividade nesta área de missão do IPDJ.
Habilitação Literária
- Licenciatura das áreas de Ciências Sociais ou Humanas.
Outros Requisitos
- Capacidade de execução, gestão e monitorização de projetos e programas;
- Capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
- Gosto e aptidão para o trabalho em equipa e em rede;
- Competências digitais na ótica do utilizador;
- Gosto pela análise de dados;
- Espírito crítico, proatividade e criatividade no desenvolvimento de soluções;
- Orientação para o serviço público.