O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa é uma instituição pública de ensino universitário, criada em 1972, que dispõe de campus em Lisboa e Sintra.
Em 2010 foi implementada uma nova estrutura organizacional que resultou na composição de unidades orgânicas descentralizadas: quatro Escolas, 16 Departamentos, oito Unidades de Investigação.
Em 2021 foi lançada uma nova unidade, Iscte-Sintra, com o propósito de ser “a primeira escola universitária de referência no domínio das Tecnologias Digitais em Portugal”. O Iscte Sintra Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade começou a lecionar no ano letivo 2022-2023, com a oferta de oito cursos de licenciatura que combinam áreas disciplinares de tecnologias digitais com áreas disciplinares das ciências sociais, económicas e humanidades.
Hoje, as áreas de ensino e investigação do Iscte estão organizadas em cinco escolas: Escola de Ciências Socias e Humanas; Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Escola de Gestão; Escola de Tecnologias e Arquitetura e a mais recente Escola de Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade, localizada em Sintra.
Com mais de 14 000 estudantes, 328 docentes de carreira, 467 investigadores afetos a I&D e mais de 300 funcionários não docentes, o Iscte orgulha-se de ser uma das universidades mais dinâmicas e inovadoras do país.
Em 2020, o Presidente da República distinguiu o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa com a Ordem da Instrução Pública.
Oferta – OE202506/0580 | Investigador/a Auxiliar (6 vagas) – Lisboa
Procedimento concursal para a contratação de 6 Investigadores/as Auxiliares, na área das Ciências Sociais, nas respetivas subáreas, na modalidade de contrato individual de trabalho por tempo indeterminado celebrado ao abrigo do Código de Trabalho, aberto pelo edital n.º 1058/2025 de 18 de junho.
Atividades a desenvolver
De acordo com o artigo 7.º do Regulamento, ao investigador auxiliar em regime de direito privado cabe executar, com carácter de regularidade, atividades de investigação e desenvolvimento e todas as outras atividades científicas e técnicas enquadradas na missão do ISCTE e ainda:
- Participar na conceção, desenvolvimento e execução de projetos de investigação e desenvolvimento e em atividades científicas e técnicas conexas;
- Orientar os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos projetos a seu cargo;
- Colaborar no desenvolvimento de ações de formação no âmbito da metodologia da investigação e desenvolvimento;
- Acompanhar os trabalhos de investigação desenvolvidos pelos bolseiros e pelos assistentes de investigação e participar na sua formação;
- Orientar e participar em programas de formação da instituição;
- Prestar o serviço docente que lhe for atribuído pelos órgãos competentes da instituição;
- Orientar projetos finais de mestrado, dissertações de mestrado e teses de doutoramento;
- Exercer as funções para que tenha sido eleito ou designado e participar nas sessões dos órgãos colegiais do ISCTE.
Requisitos de admissão
- Ao concurso podem candidatar-se os indivíduos nacionais, estrangeiros e apátridas que:
- Sejam titulares do grau de doutor. A(s) área(s) de doutoramento exigidas para as diferentes posições a concurso encontra(m)-se discriminada(s) no ponto XII do presente Edital;
- Detenham experiência relevante na(s) subárea(s) científica(s) e temática(s) indicadas para a posição para a qual se encontra a concorrer;
- Tenham o domínio da língua portuguesa ou inglesa, falada e escrita.
Requisitos de aprovação em mérito absoluto
- Posse de currículo global nas áreas científica e temática indicadas para a posição para a qual se encontra a concorrer, que a Comissão de Seleção considere, fundamentadamente, revestir mérito científico e demonstrar capacidade de investigação compatível com a categoria de Investigador Auxiliar, em regime de direito privado, e com o posto de trabalho a concurso, tal como definido no ponto V do Edital;
- Mínimo de 5 (cinco) publicações, na(s) subárea(s) científica(s) e temática(s) indicadas para a posição para a qual se encontra a concorrer, sob a forma de artigos, livros científicos ou capítulos de livros, indexadas na Scopus;
- Participação em, pelo menos, 3 (três) projetos de I&D com financiamento nacional e/ou internacional, na(s) subárea(s) científica(s) e temática(s) indicadas para a posição para a qual se encontra a concorrer;
- O projeto científico submetido ser adequado à(s) subárea(s) científica(s) e temática(s) indicadas para a posição para a qual se encontra a concorrer e ter mérito compatível com a categoria de Investigador Auxiliar.