A Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (SGMNE) tem por missão assegurar as funções de apoio técnico e administrativo aos órgãos, serviços e gabinetes integrados no Ministério; acompanhar e avaliar a execução de políticas, dos instrumentos de planeamento e os resultados dos sistemas de organização e gestão, em articulação com os demais serviços do Ministério.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) é, em Portugal, o departamento governamental responsável pela formulação, coordenação e execução da política externa.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros formula, coordena e executa a política externa de Portugal. Cabe ao MNE assegurar a representação do Estado português junto de outros países e de organizações internacionais, através da sua Rede Externa de embaixadas, missões permanentes e postos consulares.
São atribuições do MNE, entre outras, a proteção dos cidadãos portugueses no estrangeiro, a condução de negociações internacionais e de processos de vinculação internacional (acordos e tratados) do Estado português, a condução e coordenação da participação portuguesa no processo de construção europeia e a promoção de relações de cooperação e amizade com os diversos parceiros internacionais.
O MNE articula-se ainda com outros ministérios na definição do quadro político de participação das Forças Armadas e das forças de segurança portuguesas em missões de caráter internacional.
Oferta – OE202507/0937 | Técnico Superior | Mobilidade Interna – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
- Exercício de funções na Direção Geral de Política Externa, em particular na Direção de Serviços da América, contribuir para identificar os interesses nacionais e refleti-los, de forma adequada e atempada, na preparação de contributos para cimeiras, reuniões Ministeriais ou consultas políticas, entre outras;
- Elaborar elementos de informação, relatórios e documentação de suporte a visitas, encontros e reuniões;
- Participar em contatos e reuniões com outros organismos da Administração Pública;
- Elaboração de documentos sobre diplomacia económica;
- Apoiar nos contatos com missões diplomáticas acreditadas em Portugal e com a rede diplomática portuguesa no estrangeiro.
Requisitos
- Licenciatura em áreas relacionadas com a descrição de funções;
- Domínio fluente, oral e escrito, da língua inglesa, sendo fator de valoração adicional o domínio da língua francesa e um grau académico superior (mestrado) em áreas de conhecimento relevantes;
- Trabalhadores que já possuem vínculo de emprego público, por contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado e que estejam inseridos na carreira e categoria geral de Técnico Superior.