O Museu de Lisboa é formado por cinco lugares onde se pode descobrir Lisboa e as suas histórias. Com valências e objetivos complementares, Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Casa dos Bicos e Torreão Poente partilham uma identidade e uma missão: revelar Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa.
A exposição de longa duração do Palácio Pimenta, núcleo-sede do Museu de Lisboa, situado no Campo Grande, dá a conhecer a evolução da cidade, desde a ocupação do território durante a pré-história até finais do século XX.
O núcleo está instalado num palácio de veraneio da primeira metade do século XVIII, enquadrado pelo que resta de uma antiga quinta senhorial. Edificado entre 1734 e 1746, a pedido de Diogo de Sousa Mexia, figura de relevo dos reinados de D. Pedro II e D. João V, desconhece-se a autoria do projeto arquitetónico.
Ao longo dos tempos, o palácio teve sucessivos proprietários, entre eles Manuel Joaquim Pimenta de Carvalho, a quem se deve a atual designação. Em 1914, passou para a posse de Jorge Lobo de Ávila Graça, que realizou importantes obras, algumas ainda bem vincadas na fisionomia do palácio.
Oferta – Técnica(o) Superior Museologia / Património – Lisboa
O Museu de Lisboa / Teatro Romano procura uma pessoa (vaga temporária) para integrar a sua equipa e que ficará integrada na carreira / categoria Técnica de Superior Museologia/Património e reportará à Coordenação do Museu.
Funções
- Realizar e efetuar estudos de natureza técnico-científica no âmbito da inventariação, investigação, conservação, estudo, exposição, divulgação e comunicação do património cultural;
- Coordenar ações de conservação, investigação utilizar e adaptar métodos e processos técnico-científicos a fim de diagnosticar, definir, coordenar e executar ações de conservação (preventiva e curativa) e restauro do património cultural;
- Propor ações a desenvolver dentro da sua área de formação ou experiência profissional;
- Participar em reuniões relativas à conceção, desenvolvimento e implementação de projetos;
- Planificar, conceber, propor e executar medidas, ações e projetos relacionados com as diferentes valências do Teatro Romano, nas áreas de ações de extensão educativa, centro de documentação, investigação, exposições, espetáculos, inventário, divulgação;
- Definir a estratégia de meios de promoção e divulgação da atividade;
- Elaborar, implementar e analisar inquéritos e estudos de públicos.
Perfil
- Licenciatura pré-Bolonha ou Mestrado Pós-Bolonha em Arqueologia;
- Experiência em intervenções arqueológicas;
- Investigação arqueológica;
- Levantamentos gráficos, tintagem de desenhos em corel draw ou programa similar;
- Realização de visitas guiadas especializadas;
- Elaboração de conteúdos para o museu;
- Inventariação/catalogação;
- Execução pontual de programas educativos.
- Experiência anterior em funções similares (mínima de 2 anos);
- Conhecimento profundo da história de Lisboa;
- Conhecimento profundo do teatro romano de Lisboa (fator preferencial);
- Domínio da língua portuguesa falada e escrita;
- Domínio de ferramentas informáticas Office e Corel Draw ou similar;
- Domínio da língua inglesa (e, preferencialmente, das línguas castelhana e francesa);
- Capacidade para trabalho em equipa e facilidade de relacionamento interpessoal;
- Disponibilidade para trabalhar em horários diferenciados.
Condições contratuais
- Contrato trabalho a termo incerto (previsivelmente 30 meses);
- Horário de trabalho: 35 horas semanais, organizadas em regime de escalas e de rotatividade com horário diferenciado, que incluem a prestação de trabalho em horário normal aos sábados, domingos e feriados;
- O valor bruto de remuneração mensal é de €1541,06 a que acresce, subsídio de refeição e subsídios de férias e de Natal.
E2 Emprego e Estágios Portal de Empregos em Portugal