telemática

O crescimento das empresas pela mão da telemática. Já ouviu falar desta palavra?

Será que já alguma vez ouviu falar em telemática? Esta é uma tecnologia cada vez mais utilizada nas empresas, que combina as funções das telecomunicações, tecnologia de veículos e informática. O objetivo é conseguir uma empresa mais eficiente, analisando várias métricas disponíveis.

Embora esta visão possa ser um pouco científica, é precisamente isto que a telemática é. Inicialmente utilizada para localização de frotas, ou carros, a telemática também pode ser utilizada otimizar a atividade das empresas. As possibilidades são várias se tivermos inteligência e sabedoria para conhecer esta tecnologia.

Como usar a telemática?

Podemos dizer que a telemática consiste na utilização conjunta de várias tecnologias: eletrónica, informática, e telecomunicações. O objetivo é conseguir com estas tecnologias utilizar as funcionalidades disponíveis para apoiar as empresas no seu negócio do dia-a-dia.

Em Portugal falamos de telemática quando nos estamos a referir a monitorização de viaturas, equipas, ou qualquer outro ativo da empresa que esteja em movimento. O objetivo é conseguir determinar a localização de ativos, viaturas e equipas, mas também recolher informações adicionais, relacionadas com a atividade da empresa.

Casos práticos do uso de telemática

Imagine uma empresa de distribuição, com uma equipa técnica que tem visitas agendadas ao longo do dia. A utilização destas soluções poderá permitir aos gestores identificar eventuais atrasos e comunicá-los eficazmente aos clientes, e na eventualidade de um serviço urgente surgir, será mais fácil identificar o técnico que está livre e mais próximo do local onde o novo serviço deverá ser prestado.

Já uma empresa do setor agrícola, para quem a tarefa de controlar a localização GPS das suas máquinas pode ser dificultada pela localização remota dos terrenos, existe a possibilidade de criar zonas de segurança virtuais e a partir daqui definir alarmes de entrada e saída destas zonas para que um alerta automático seja enviado no caso de uma deslocação fora do normal ou não programada.

Por outro lado, empresas de transporte de passageiros podem também beneficiar com a utilização destas soluções já que ao cruzar a informação das viagens efetuadas facilitará a tarefa de validar as horas trabalhadas e quilómetros percorridos, o que por conseguinte ajuda a uma maior transparência na remuneração de horas de trabalho.

Como a telemática pode ajudar a sua empresa

Dos três exemplos referidos acima, conseguimos claramente identificar uma melhoria do conhecimento que as empresas têm sobre a atividade desempenhada pelas equipas móveis, mas também sobre a localização dos seus ativos quando estão fora do escritório. É através destas informações que estas soluções ajudam a otimizar a utilização dos recursos da empresa, ou adaptar os recursos existentes às necessidades reais.

Os gestores procuram sempre mais informação, e usar as aplicações de localização para melhorar o desempenho da empresa é algo que qualquer gestor deve ter em conta.

Será, por exemplo, possível identificar anomalias no consumo de combustível e identificar a razão que poderá estar associada, a necessidades de manutenção, ou a situações de eventual furto ou uso abusivo. Através do controlo de combustíveis e também dos quilómetros que cada abastecimento permite, estas soluções podem ajudar a identificar quais são os carros que representam uma maior despesa neste custo variável.

As soluções de telemática ou se quisermos de gestão e localização de frotas através de GPS estão, por norma, disponíveis em aplicações web, acessíveis a partir de qualquer computador com acesso à internet ou através de aplicações móveis para Android e IOS, podendo ser acedidas em qualquer hora do dia ou da noite em vários dispositivos.

Portanto, ter esta informação na palma das suas mãos poderá ajudar a sua empresa a ser mais eficiente.

O futuro da telemática

Não gostamos de fazer previsões sobre o futuro, gostamos sim de analisar aqui no Sul Informação as coisas de uma forma lógica. O facto é que este tipo de tecnologia que tem vindo a ganhar mais força nos últimos anos, parece que veio para ficar. Muitas são as empresas que procuram a telemática pelos motivos já enunciados, e à medida que existe uma expansão de uma tecnologia que outrora era quase restrita a grandes empresas do setor dos transportes, hoje verificamos que empresas de qualquer setor e dimensão poderão ter acesso a estas soluções, que são na sua maioria comercializadas como um serviço, sem necessidade de investimento inicial.

Por isso, acreditamos que seja uma tecnologia para se manter nos próximos anos, e também se massificar pelo setor empresarial do nosso país.

Em relação ao futuro, podemos também esperar o desenvolvimento de outras funcionalidades que continuem a ajudar as empresas a tomar as decisões acertadas internamente.

Toda e qualquer mudança começa com um pequeno passo, mas neste momento parece-nos que a tecnologia já está a dar largos passos.

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

Sobre E2

O E2 Emprego e Estágios é um dos maiores portais de emprego em Portugal. Agrupamos e partilhamos as várias ofertas de emprego e estágios disponibilizadas por várias empresas em Portugal e no estrangeiro nas mais diversas áreas.

Veja também

financiamento

Financiamento para projetos pessoais: que tipos de créditos tem ao seu alcance?

À semelhança do que acontece quando queremos construir uma habitação própria, os nossos projetos pessoais ...