Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar
pesquisa por voz seo

Pesquisa por voz e o papel do SEO

A pesquisa por voz é diferente da pesquisa tradicional, pois normalmente não falamos da forma que escrevemos. Aqui entra o papel do SEO, e a importância de ter uma estratégia direcionada para a pesquisa por voz. Com uma estratégia sólida, é mais provável que a sua empresa seja encontrada acima dos outros concorrentes.

Conheça a importância do papel do SEO na pesquisa por voz, e como pode ajudar a transformar o seu negócio.

O que é a pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é uma tecnologia de reconhecimento de voz que permite aos usuários realizarem pesquisas, ao falar diretamente com os seus dispositivos. Eles variam de computadores e smartphones a dispositivos de assistência doméstica, como é exemplo a Siri da Apple, a Alexa da Amazon e o Google Assistant.

Segundo um estudo do Google, 55% dos adolescentes e 41% da população adulta utilizam pesquisa por voz mais do que uma vez ao dia.

Este método de pesquisa disparou nos últimos anos, portanto incorporar este recurso na sua estratégia de SEO é essencial.

Qual é o papel do SEO na pesquisa por voz?

Segundo os especialistas, o SEO direcionado à pesquisa por voz é necessário para que os sites apareçam nos resultados de pesquisa realizados por esse meio. Sendo que os usuários pesquisam de forma diferente através da fala, é necessário que os sites tenham uma estratégia de SEO adaptada.

Os princípios da otimização para pesquisa por voz não são muito diferentes do SEO de texto e os dois trabalham juntos para serem eficazes.

5 estratégias de SEO para pesquisa de voz

1. Otimizar para pesquisas locais

Muitas das pesquisas por voz são feitas para obter informações locais. Com a otimização de pesquisa por voz existem, mais do que nunca, possibilidades de capturar clientes locais.

É importante que otimize o seu perfil do Google My Business, incluindo todos os dados importantes do seu negócio como o nome, endereço e número de telefone. Para além disso, é importante que escolha a categoria de negócio correta.

Melhore o seu SEO local, e verá resultados positivos.

2. Conquistar os featured snippets ou “posição zero do google”

De acordo com as análises do Backlinko, mais de 40% das respostas de pesquisa por voz vêm de um featured snippet.

As featured snippets são o conteúdo que aparece no topo das SERP do Google, e fornecem resposta direta à pesquisa do usuário. Geralmente aparece na forma de um parágrafo, lista com bullet points ou numeração, tabela ou vídeo.

Para aumentar as suas chances de chegar à posição zero do Google, deverá criar parágrafos curtos e concisos, organizar a página com headings, bullet points e numerações, e por fim utilizar a plataforma Answerthepublic para dar resposta direta às perguntas mais frequentes.

3. Utilizar palavras-chave de cauda longa

Quando o usuário faz uma pesquisa por voz, é mais provável que faça uma pergunta com termos mais longos e específicos, portanto o ideal é utilizar as palavras-chave de cauda longa.

As palavras-chave de cauda longa são mais longas e específicas, e geralmente têm uma taxa de conversão mais alta, embora os usuários as pesquisem com menos frequência.

Um exemplo seria utilizar “os melhores sapatos de corrida para o inverno” em vez de “sapatos de corrida”.

4. Criar conteúdo conversacional

Quando os usuários pesquisam por voz, utilizam uma linguagem de conversação, que tende a incluir frases de pesquisa mais longas e específicas. Assim sendo, o seu conteúdo deve corresponder à forma como os usuários fazem as pesquisas.

Quanto mais simples e fácil de ler, mais hipóteses o conteúdo tem de obter um melhor rank nos resultados de pesquisa orgânicos do Google. Além de parecer mais autêntico, um estilo de escrita menos formal é interpretado como mais relevante para as pesquisas por voz.

5. Crie uma secção de perguntas frequentes

A maioria das pesquisas feitas por voz começam com os termos “Quem, o quê, como, porquê, quando…”. Isso significa que os usuários procuram uma resposta imediata e curta à sua pergunta.

O seu site deve ter uma página para as perguntas frequentes (FAQ’s), dando resposta a todas as perguntas num tom conversacional, para apelar à pesquisa por voz.

A pesquisa por voz é o futuro do SEO?

A pesquisa por voz não é mais um “futuro próximo” do SEO, já é um fator de competição. Muitos gigantes da tecnologia como o Google e a Amazon já estão em movimento e já otimizaram a pesquisa por voz para obter uma vantagem competitiva.

Recorrer a uma agência de SEO com especialistas na área pode ser fundamental, para se manter à frente das tendências.

Empregos e estágios perto de si

Veja também

Outsourcing nos contact center

Outsourcing nos contact center aumentou 15% com a pandemia: que fatores tiveram influência neste aumento?

O aumento das comunicações, as restrições decorrentes da pandemia e a diminuição da margem de …