MNE Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros está a recrutar para a Direção Geral de Política Externa

A Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (SGMNE) tem por missão assegurar as funções de apoio técnico e administrativo aos órgãos, serviços e gabinetes integrados no Ministério; acompanhar e avaliar a execução de políticas, dos instrumentos de planeamento e os resultados dos sistemas de organização e gestão, em articulação com os demais serviços do Ministério.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) é, em Portugal, o departamento governamental responsável pela formulação, coordenação e execução da política externa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros formula, coordena e executa a política externa de Portugal. Cabe ao MNE assegurar a representação do Estado português junto de outros países e de organizações internacionais, através da sua Rede Externa de embaixadas, missões permanentes e postos consulares.

São atribuições do MNE, entre outras, a proteção dos cidadãos portugueses no estrangeiro, a condução de negociações internacionais e de processos de vinculação internacional (acordos e tratados) do Estado português, a condução e coordenação da participação portuguesa no processo de construção europeia e a promoção de relações de cooperação e amizade com os diversos parceiros internacionais.

O MNE articula-se ainda com outros ministérios na definição do quadro político de participação das Forças Armadas e das forças de segurança portuguesas em missões de caráter internacional.

Oferta – OE202505/0947 | Técnico Superior | Mobilidade Interna – Lisboa

Caracterização do Posto de Trabalho

  • Exercício de funções na Direção Geral de Política Externa da Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em particular na Direção de Serviços das Organização Económicas Internacionais, na Divisão dos Assuntos Multilaterais Económicos e Financeiros do Desenvolvimento, do Desenvolvimento Sustentável, das Migrações, da Agricultura, da Saúde e do Trabalho;
  • Deverá apoiar, em particular, a participação nacional nos trabalhos das Organizações Internacionais, Agências Especializadas e Órgãos das Nações Unidas relacionadas com os assuntos do desenvolvimento e do desenvolvimento sustentável, das migrações e da propriedade intelectual, e, mediante oportunidade, assegurar a participação nacional em reuniões nos fora multilaterais;
  • Será igualmente expetável o apoio à promoção e acompanhamento das candidaturas institucionais nacionais no âmbito das suas áreas de trabalho.

Requisitos

  • Licenciatura, preferencialmente, na área das Relações Internacionais, Economia ou Direito;
  • Domínio fluente, oral e escrito, da língua inglesa, sendo fator de valoração adicional o domínio da língua francesa e um grau académico superior (mestrado) em áreas de conhecimento relevantes;
  • A avaliação curricular terá particularmente em conta experiência profissional na área internacional multilateral, e a capacidade para assegurar a representação nacional em grupos de trabalho da UE e reuniões no âmbito das Nações Unidas;
  • Trabalhadores que já possuem vínculo de emprego público, por contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado e que estejam inseridos na carreira e categoria geral de Técnico Superior.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Nota: O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afiliação com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Sobre Equipa E2

e2
A Equipa E2 é formada pelo João e Ana, profissionais com Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e mais de 15 anos de experiência prática nas áreas de Recrutamento e Seleção. Com um profundo conhecimento do mercado de trabalho em Portugal, fundaram em 2013 o portal E2 Emprego e Estágios, hoje reconhecido como uma das principais plataformas nacionais de divulgação de ofertas de emprego e estágio em múltiplos setores.