A Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (SGMNE) tem por missão assegurar as funções de apoio técnico e administrativo aos órgãos, serviços e gabinetes integrados no Ministério; acompanhar e avaliar a execução de políticas, dos instrumentos de planeamento e os resultados dos sistemas de organização e gestão, em articulação com os demais serviços do Ministério.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) é, em Portugal, o departamento governamental responsável pela formulação, coordenação e execução da política externa.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros formula, coordena e executa a política externa de Portugal. Cabe ao MNE assegurar a representação do Estado português junto de outros países e de organizações internacionais, através da sua Rede Externa de embaixadas, missões permanentes e postos consulares.
São atribuições do MNE, entre outras, a proteção dos cidadãos portugueses no estrangeiro, a condução de negociações internacionais e de processos de vinculação internacional (acordos e tratados) do Estado português, a condução e coordenação da participação portuguesa no processo de construção europeia e a promoção de relações de cooperação e amizade com os diversos parceiros internacionais.
O MNE articula-se ainda com outros ministérios na definição do quadro político de participação das Forças Armadas e das forças de segurança portuguesas em missões de caráter internacional.
Oferta – OE202510/0104 | Assistente Técnico (20 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para preenchimento de vinte postos de trabalho da carreira e categoria de assistente técnico, previstos no mapa de pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros, circunscrito a trabalhadores detentores de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida, para exercício de funções na Secretaria Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (SGMNE).
Caracterização do Posto de Trabalho
Funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, ao nível do apoio técnico administrativo e secretariado, consubstanciado:
- No atendimento e encaminhamento de chamadas telefónicas;
- No registo de entradas /saídas de documentos e respetiva expedição;
- Em promover a criação e controlo de processos;
- Em promover o tratamento do arquivo físico e digital;
- Em promover a gestão e arquivo documental, registando a correspondência recebida e expedida no sistema de gestão documental do MNE;
- Em promover a gestão dos recursos materiais/economato;
- Em pesquisar e disponibilizar documentos para consulta;
- Elaboração de documentos em ambiente word, nomeadamente ofícios e notas;
- Elaboração de tabelas e folhas de cálculo em Excel;
- Preparação da logística necessária à realização de reuniões.
Habilitação Literária
- 12º ano (ensino secundário).
Outros Requisitos
- Conhecimentos de informática, com vista ao desenvolvimento de ferramentas de tratamento de dados (Excel e Word);
- Capacidade de análise, organização, rigor, autonomia e orientação para a qualidade;
- Atitude positiva e construtiva, orientada para o serviço;
- Capacidade para trabalhar em equipa;
- Sentido de responsabilidade, ética profissional e honestidade
Observações: Recrutamento circunscrito a trabalhadores detentores de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida.