SPMS Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

SPMS está a recrutar para a Unidade de Sistemas de Informação

A SPMS, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E., foi criada em 2010, pelo Decreto-Lei n.º 19/2010, de 22 de março, como pessoa coletiva de direito público de natureza empresarial, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira e de património próprio, nos termos do regime jurídico do setor empresarial do Estado, estando sujeita à tutela dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde.

De acordo com o quadro jurídico estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 19/2010, de 22 de março, com as sucessivas alterações abaixo descritas, tem vindo a assistir-se ao reforço das competências e atribuições da SPMS em matéria de prestação de serviços partilhados específicos da área da saúde aos estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS), independentemente da sua natureza jurídica, bem como aos órgãos e serviços do Ministério da Saúde e a quaisquer outras entidades, quando executem atividades específicas da área da saúde.

A SPMS têm por missão a prestação de serviços partilhados específicos na área da saúde em matéria de compras e de logística, de serviços financeiros, de recursos humanos, de sistemas e tecnologias de informação e comunicação e demais atividades complementares e subsidiárias, a todos os estabelecimentos e serviços do SNS, independentemente da respetiva natureza jurídica, sejam entidades EPE´s, sejam entidades do Setor Público Administrativo (SPA), bem como aos órgãos e serviços do Ministério da Saúde e a quaisquer outras entidades quando executem atividades na área da saúde.

Importa assegurar que a prossecução da missão atribuída à SPMS esteja enquadrada em normas e princípios gerais de atuação, consubstanciando os valores primordiais a salvaguardar, os quais deverão servir de enquadramento ao desenvolvimento da atividade dos seus colaboradores, que se assumem como a face visível da empresa.

Oferta – DCCM_USI_052025 | SCRUM Master – Maia, Porto

Requisitos

Obrigatórios

  • Licenciatura ou grau académico superior em Engenharia Informática, Gestão, Sistemas de Informação ou área similar;
  • Experiência mínima de 10 (dez) anos em funções relevantes;
  • Conhecimentos sólidos no domínio das Tecnologias de Informação;
  • Formação e certificação em Certified Scrum Master (CSM);
  • Experiência mínima de 5 (cinco) anos, comprovada, na utilização de ferramentas de Gestão de Projetos (JIRA, Confluence, Microsoft Project);
  • Experiência prática na área da Saúde;
  • Experiência prática na implementação e facilitação de frameworks ágeis como Scrum, Kanban, SAFe;
  • Conhecimentos de ferramentas Office, na ótica do/a utilizador/a.

Preferenciais

  • Capacidade de comunicar em inglês;
  • Conhecimento aprofundado do framework Scrum e dos valores e princípios do Agile Manifesto;
  • Capacidade de utilizar e adaptar práticas como:
    • Planning Poker, Retrospectives, Daily Stand-ups, Sprint Reviews, Burndown Charts;
  • Conhecimento comprovado de ferramentas de gestão ágil:
    • Jira, Confluence, Azure DevOps;
  • Experiência de CI/CD, DevOps e colaboração com equipas técnicas;
  • Experiência a trabalhar com equipas multidisciplinares (desenvolvimento, QA, PO, UX).

Funções

  • Gerir a equipa técnica, por forma a cumprir as atividades e os prazos compromissados, garantindo que todos os elementos da equipa estão a trabalhar eficiente e eficazmente;
  • Assegurar que a equipa respeita e utiliza os valores e práticas do SCRUM;
  • Gerir e planear os processos SCRUM, removendo os obstáculos e interrupções, e ajudar a equipa a manter a visão estratégica;
  • Facilitar a reunião diária (Daily Scrum), assegurando a monitorização, revisões do sprint e retrospetiva;
  • Gerir e facilitar a entrega dos entregáveis e prever o número de entregas possíveis com base numa interação;
  • Articular com o/a gestor/a de produto/projeto as prioridades e encorajar a colaboração entre a equipa e o/a gestor/a de produto/projeto;
  • Implementar soluções, de acordo com os requisitos, alinhados com o/a gestor/a de produto/projeto, garantindo que os entregáveis são entregues com qualidade de produção;
  • Acompanhar ativamente os problemas técnicos, realizando uma análise dos gaps garantindo o envolvimento do/a gestor/a de produto/projeto na decisão de negócio e na descrição do fluxo funcional.

Oferece-se

  • Integração numa equipa dinâmica e motivada;
  • Oportunidades de formação;
  • Participação em projetos desafiantes;
  • Contrato de trabalho por tempo indeterminado;
  • Acesso a serviços com vantagens (Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal – NP4552);
  • Ambiente de igualdade, diversidade e inclusão;
  • Programa de Saúde e Bem-estar no Trabalho;
  • Programa de Mentoring;
  • Regime de Trabalho Híbrido (Presencial/Teletrabalho);
  • Remuneração mensal ilíquida de € 3548,39.

Oferta BEP [AQUI]

Formulário de Candidatura [AQUI]

Nota: O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afiliação com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Sobre Equipa E2

e2
A Equipa E2 é formada pelo João e Ana, profissionais com Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e mais de 15 anos de experiência prática nas áreas de Recrutamento e Seleção. Com um profundo conhecimento do mercado de trabalho em Portugal, fundaram em 2013 o portal E2 Emprego e Estágios, hoje reconhecido como uma das principais plataformas nacionais de divulgação de ofertas de emprego e estágio em múltiplos setores.