A TAP Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado e membro da Star Alliance desde 14 março de 2005. Foi eleita Companhia Aérea Líder Mundial para África e América do Sul e Melhor Companhia Aérea da Europa.
A operar desde 1945, tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte e do Sul. A Rede da TAP, líder na operação entre a Europa e o Brasil, cobre dezenas destinos em diversos países a nível mundial.
No início de 2016, lançou as bases para uma nova era de investimento e renovação. Desde então, a nova TAP é uma realidade: uma companhia mais moderna e atenta à satisfação dos seus passageiros.
Hoje, a sua frota é composta principalmente por A330neo, A321neo e A320neo, para voos de médio e de longo curso, que começaram a chegar em 2018. O primeiro A330neo do mundo é da TAP e os seus passageiros puderam experimentar em primeira mão a inovadora cabina Airspace.
A marca TAP Express opera em voos de curto e médio curso. Os Embraer 190 e 195, e os ATR72-600 adicionados à frota representam um grande crescimento nos lugares disponíveis e uma poupança significativa no consumo de combustível.
A diversidade da rede de destinos e a consolidação de lideranças de mercado fazem parte do seu ADN. Nas Américas, em África e na Europa, a TAP afirma-se como uma opção competitiva, traz o mundo a Portugal e está perto das comunidades portuguesas em todo o globo.
Oferta – Fatigue Safety Officer – Lisboa
Garantir a gestão eficaz dos riscos associados à fadiga operacional, promovendo a segurança das operações através da monitorização, análise e investigação de ocorrências, desenvolvimento de medidas mitigadoras, e colaboração interdepartamental, em conformidade com os princípios do FRMS e o Sistema de Gestão de Segurança Operacional.
Principais responsabilidades
- Classificar ocorrências utilizando as taxonomias pertinentes, incluindo a ICAO ADREP;
- Classificar ocorrências constantes da Hazard Log;
- Recolher informação de contexto sobre ocorrências validadas;
- Participar na classificação de Risco das ocorrências (ERC);
- Gerir e acompanhar ocorrências na sua esfera de atribuição, mantendo a informação nelas constante atualizada;
- Assegurar a identificação de causas e fatores contribuintes, bem como validar a adequabilidade de medidas corretivas/preventivas desenvolvidas.
- Atuar como elemento de ligação com o pessoal operacional na sua área de especialização;
- Elaborar relatórios de investigação, com toda a informação pertinente recolhida durante o processo de investigação;
- Realizar Processos de Risk Assessments, Processos de Gestão da Mudança e Safety Studies, e quando pertinente com a colaboração dos Safety Risk Analysts;
- Encaminhar as ações a tomar/esclarecer às Entidades envolvidas, internas e/ou externas;
- Atualizar o Safety Management Manual e Manual de Procedimentos nos processos associados ao Risk Management;
- Participar no desenvolvimento de Safety Newsletters, Bulletins, posters, etc. no âmbito de Comunicação Operacional de Safety, com a o Safety Communication Coordinator;
- Colaborar no desenvolvimento e realização da Formação Operacional de Safety, e suas apresentações, em conjunto com a Performance & Safety Intelligence;
- Participar no processo de melhoria contínua da Área e do SMS;
- Colaborar e participar em processos de investigação, em conjunto com a equipa de investigação designada, facultando e compilando a informação pertinente e necessária, no âmbito Fadiga;
- Analisar reportes de fadiga (FHR), classificar e agrupar a informação recolhida;
- Desenvolver ações preventivas/corretivas e de monitoria, se necessário;
- Identificar e analisar KPIs no âmbito da fadiga;
- Elaborar relatórios para análise da operação planeada e realizada, bem como Operational Robustness of Rosters;
- Promover reuniões de trabalho intercalares e interdepartamentais entre cada DSAG Fatigue, para continuidade e resolução dos assuntos em agenda.
Requisitos
- 12ºano de escolaridade;
- Experiência de três anos de experiência na interpretação e aplicação das regras de planeamento de horários de trabalho em ambiente operacional, ou enquanto Tripulante (Técnico ou de Cabina), ou experiência no exercício de funções relevantes num operador com COA;
- Conhecimentos enquanto utilizador autónomo de MS Office;
- Domínio da língua inglesa (falado e escrito).
Perfil
- Trabalho em Equipa;
- Orientação para os resultados;
- Capacidade de organização e gestão de equipa;
- Comunicação e responsabilidade.
E2 Emprego e Estágios Portal de Empregos em Portugal