A UNICEF é atualmente a principal agência humanitária que trabalha especificamente para a promoção e defesa dos direitos das crianças, presente em países devastados pelos conflitos e nas comunidades mais remotas, trabalhando para que todas as crianças tenham o direito à sobrevivência, educação, cuidados de saúde, nutrição adequada, acesso a água e proteção.
A UNICEF visa, através dos seus programas, promover a igualdade de direitos das raparigas e das mulheres e apoiar a sua plena participação no desenvolvimento político, social e económico nas comunidades onde estão inseridas.
A UNICEF é financiada inteiramente por contribuições voluntárias de Governos, fundações, empresas e doadores individuais. É a única agência das Nações Unidas totalmente financiada por contribuições voluntárias.
Em Portugal, trabalha para a sensibilização dos direitos da criança no nosso país e no mundo e colabora com várias instituições públicas e privadas, no sentido de assegurar o respeito e promoção dos direitos de todas as crianças.
Oferta – Risk and Process Improvement Analyst – Lisboa
Missão
- Apoiar o Diretor de Operações Digitais na criação da função de Gestão de Risco desde o início, incluindo a elaboração de políticas, estruturas, processos e procedimentos alinhados com as melhores práticas e requisitos regulamentares;
- Atuar como consultor interno para auxiliar as unidades de negócio a resolver as lacunas de processos, documentação e conformidade identificadas pela auditoria interna. Isto inclui o desenvolvimento e implementação de soluções práticas onde os recursos são limitados.
Responsabilidades
- Elaborar e documentar políticas, estruturas e procedimentos de gestão de risco;
- Auxiliar na definição do apetite ao risco, estruturas de governação e mecanismos de reporte;
- Apoiar a implementação de metodologias e ferramentas de avaliação de riscos;
- Preparar materiais de formação e programas de sensibilização para o desenvolvimento da cultura de risco;
- Colaborar com as unidades de negócio para analisar os processos existentes e identificar oportunidades de melhoria;
- Conceber e documentar processos, fluxos de trabalho e controlos para colmatar as lacunas identificadas nas auditorias;
- Uniformizar modelos para contratos, procedimentos e documentação operacional;
- Monitorizar o progresso dos planos de remediação e reportar o estado à gestão de topo;
- Atuar como elo de ligação entre Riscos, Operações, Finanças e outras áreas de negócio;
- Fornecer orientação e melhores práticas para a otimização de processos e conformidade;
- Apoiar as iniciativas de gestão da mudança para incorporar novos processos de forma eficaz.
Requisitos
- Fluência nativa em português e proficiência profissional completa em inglês;
- Licenciatura em Gestão de Empresas, Finanças, Gestão de Risco ou áreas afins;
- Experiência de 3 a 5 anos em gestão de risco, auditoria interna, melhoria de processos ou consultoria;
- Sólidos conhecimentos de frameworks de risco (ISO 31000, COSO) e princípios de design de processos;
- Excelentes capacidades analíticas, de resolução de problemas e de documentação;
- Capacidade de gerir múltiplas prioridades e trabalhar de forma independente num ambiente dinâmico;
- Fortes competências de comunicação e gestão de stakeholders.
Valoriza-se
- Experiência na implementação de funções de risco ou programas de excelência operacional;
- Conhecimento dos requisitos de conformidade regulamentar;
- Familiaridade com Lean, Six Sigma ou outras metodologias de melhoria de processos.
Candidaturas
Envie CV e carta de motivação para recrutamento@unicef.pt com a referência RPI-2025 até 07/12/2025.
E2 Emprego e Estágios Portal de Empregos em Portugal