Academia das Ciências de Lisboa

Academia das Ciências de Lisboa está a recrutar para o Museu Maynense

A Academia das Ciências de Lisboa é uma das mais antigas instituições científicas nacionais de existência contínua. Foi fundada, no dia 24 de dezembro de 1779, durante o reinado de D. Maria I.

Entre os principais responsáveis e mentores da concretização deste projeto contam-se o 2.º Duque de Lafões, D. João Carlos de Bragança, e o abade José Correia da Serra. O conhecimento que ambos tinham do funcionamento de academias e sociedades congéneres europeias foi fundamental para a criação de uma instituição semelhante em Portugal. Também relevante foi o papel de Domingos Vandelli, cuja ligação ao ensino das ciências naturais na Universidade de Coimbra se revelou instrumental na definição da missão da Academia das Ciências, tendo em vista a demonstração da utilidade do conhecimento produzido pelos seus membros.

A História da Academia das Ciências de Lisboa ajuda a compreender as razões do lugar de relevo que ocupa no sistema de ciência e tecnologia em Portugal – uma instituição vocacionada para a promoção e divulgação da cultura científica, bem como para a demonstração da relevância das ciências e das letras para o desenvolvimento do país.

Oferta – OE202401/0984 | Técnico Superior – Lisboa

Caracterização do Posto de Trabalho

As funções a exercer, de grau de complexidade funcional 3, são as enquadráveis no conteúdo funcional da carreira geral de técnico superior, nos termos do mapa anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da LTFP.

O titular deste posto irá exercer, designadamente, as seguintes funções no Museu Maynense:

  • Desempenho de funções de catalogação, inventariação de peças e manutenção da base de dados (sistema de gestão da informação) do Museu Maynense;
  • Investigação de peças e objetos que integram a coleção; Aplicação de medidas de conservação preventiva e de propostas de processos de restauro;
  • Resposta a pedidos de reprodução de imagem;
  • Organização de exposições virtuais e conteúdos para as plataformas digitais;
  • Manutenção, renovação, atualização da exposição permanente e acompanhamento das visitas guiadas, quer ao Museu quer aos restantes espaços de interesse cultural da ACL.

Habilitação Literária

  • Licenciatura em História da Arte.

Outros Requisitos

  • Mestrado em História da Idade Moderna e Expansão Portuguesa;
  • Conhecimentos sólidos em Ciências Documentais aplicadas à museologia;
  • Domínio da língua portuguesa e conhecimentos da língua inglesa falada e escrita.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

Bankinter

Bankinter está a recrutar para a área de Marketing Produtos de Recursos e Seguros

Presente em Portugal desde 2016, o Bankinter tem o objetivo claro de apoiar financeiramente as …