A Agência Portuguesa do Ambiente, APA, é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, com tutela do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
Resulta da fusão, em 2012, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto da Água, das 5 Administrações de Região Hidrográfica, da Comissão para as Alterações Climáticas, da Comissão de Acompanhamento da Gestão de Resíduos e da Comissão de Planeamento de Emergência do Ambiente.
A APA tem sede na Amadora e 5 Administrações de Região Hidrográfica (ARH) desconcentradas no território de Portugal Continental: ARH do Norte, ARH do Centro, ARH do Tejo e Oeste, ARH do Alentejo e ARH do Algarve.
A Agência Portuguesa do Ambiente tem competências de monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização, sendo por isso o principal regulador ambiental em Portugal.
Oferta – OE202602/0622 | Técnico Superior | Mobilidade Interna – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
As funções a exercer são enquadráveis no conteúdo funcional da carreira/categoria de Técnico Superior, no âmbito das competências do Departamento de Estratégia e Análise Económica (DEAE), envolvendo designadamente as seguintes atividades:
- Elaborar e participar em estudos sobre instrumentos e processos de avaliação económica, financeira e fiscal de suporte à aplicação das políticas ambientais;
- Identificar, numa ótica prospetiva, tendências a nível mundial, europeu e nacional nas vertentes económicas e ambiental, que sejam relevantes para a definição de estratégias e de políticas públicas na área do ambiente e do desenvolvimento sustentável;
- Desenvolver e operacionalizar estratégias transversais para a promoção do ambiente e do desenvolvimento sustentável;
- Analisar a integração das políticas de ambiente, constantes das estratégias, planos e programas de ação, nas restantes políticas setoriais, designadamente nas matérias relativas ao financiamento sustentável e à fiscalidade verde;
- Cooperar com outros serviços e organismos da Administração Pública, bem como com outras entidades, na conceção, gestão e implementação de estratégias na área do ambiente e da sustentabilidade, designadamente na operacionalização das principais variáveis económicas, sociais e ambientais.
Habilitação Literária
- Licenciatura nas áreas de Economia, ou áreas afins.
Outros Requisitos
- Experiência profissional de, pelo menos, 10 anos;
- Capacidade de análise de documentos técnicos e elaboração de relatórios/pareceres multidisciplinares;
- Boa capacidade de comunicação oral e escrita;
- Boas competências de organização e planeamento, nomeadamente ao nível da gestão do tempo e de priorização de atividades;
- Participação em grupos de trabalho ao nível nacional, comunitário e internacional;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador (Ambiente Windows e MS Office), bem como de ArcGIS, ou homólogo;
- Bom domínio da língua inglesa (oral e escrita).
Mais informações e candidaturas [AQUI]
Nota: Deve submeter a sua candidatura através do link / email presente na descrição da oferta.
E2 Emprego e Estágios Portal de Empregos em Portugal