O Banco BAI Europa, S.A. faz parte do Grupo Banco Angolano de Investimentos, um Grupo financeiro líder e de referência em Angola com uma vasta experiência junto dos grandes grupos empresariais do país, mas também atento às necessidades do segmento de particulares e na oferta de soluções inovadoras para apoiar as PMEs (Pequenas e Medias Empresas).
Estar mais próximo dos seus clientes e prestar serviços financeiros além-fronteiras, levou o Banco Angolano de Investimentos a abrir, em 1998, uma sucursal em Lisboa.
Com a mudança de estatuto jurídico de sucursal para filial nasce, em 1 de Setembro de 2002, o Banco BAI Europa, S.A. (BAIE), tendo como accionista o Banco Angolano de Investimentos.
Constituindo-se como uma instituição financeira de direito português, o Banco BAI Europa é regulado pelas normas do Banco de Portugal ao abrigo da legislação da União Europeia.
A partir de 4 de Novembro de 2014, tal como outras as instituições de crédito de Estados-Membros participantes na área do euro, o BAIE passou a estar sujeito à supervisão harmonizada do Mecanismo Único de Supervisão bancária (MUS) que integra o Banco Central Europeu e as autoridades nacionais competentes dos países participantes, de entre as quais o Banco de Portugal.
Oferta – Técnico de Análise Funcional – Lisboa
Principais responsabilidades
- Analisar as necessidades de intervenção identificando problemas e áreas de melhoria nos sistemas de informação;
- Assegurar as actividades de levantamento de requisitos funcionais e não funcionais junto dos departamentos e funções envolvidas, garantindo o alinhamento com as necessidades de negócio, dinamizando a participação activa dos stakeholders, aplicando as melhores práticas e métodos;
- Realizar a análise de impactos nas soluções core do Banco, de acordo com as alterações legais e as necessidades identificadas ao nível do levantamento de requisitos;
- Apresentar propostas de soluções para as necessidades de negócio, tendo em conta os sistemas, processos e recursos associados aos sistemas de informação do Banco;
- Realizar o desenho do plano e dos casos de testes assegurando a identificação das condições necessárias para os caso;
- Assegurar a análise de alterações solicitadas pelas áreas de negócio e realizar a análise de impacto ao nível das aplicações.
Perfil
- Formação académica em Gestão, Sistemas da Informação ou similares, recém-licenciados ou com experiência profissional até 2 anos no sector;
- Experiência anterior em funções de análise funcional, preferencialmente no setor bancário ou financeiro;
- Conhecimento dos sistemas core bancários e dos processos regulatórios e legais associados;
- Domínio em levantamento e análise de requisitos funcionais e não funcionais;
- Conhecimento de metodologias de análise de impacto e desenho de soluções – ferramenta EasyVista;
- Capacidade de trabalhar em equipa e com diferentes stakeholders;
- Boa capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Proatividade, autonomia e sentido crítico.