Banco Português de Fomento

Banco Português de Fomento está a recrutar Diretor de Gestão de Informação

O Banco Português de Fomento é uma instituição ímpar que cria soluções inovadoras para apoiar projetos nacionais e internacionais, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento económico.

Através da sua atividade, é um parceiro de confiança, que incentiva a capacidade empreendedora, o investimento, a competitividade e a criação de emprego. A sua visão é contribuir para um Portugal competitivo, inspirados num futuro mais inovador e sustentável.

O Banco Português de Fomento tem como missão apoiar o desenvolvimento económico e social de Portugal, através da criação e disponibilização de soluções inovadoras, competitivas e adequadas às necessidades e desafios do ecossistema empresarial, potenciando a capacidade empreendedora, o investimento e a criação de emprego, e promovendo a sustentabilidade e a coesão económica, social e territorial do país.

O BPF cria soluções para a competitividade e inovação, que promovem a sustentabilidade e o desenvolvimento económico-social do país. A atividade do Banco Português de Fomento visa cinco áreas-chave da economia portuguesa, tal como definido nos seus estatutos: Financiamento a PME, Projetos de Inovação, Green Finance, Impacto Social e Infraestrutura.

Na sequência dos impactos da pandemia de COVID-19 nas economias europeias, o Conselho Europeu criou o Next Generation EU, um instrumento de recuperação, a partir do qual se desenvolve o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, onde se enquadra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 16,6 mil milhões de EUR a desembolsar pela EU, com um período de execução até 2026.

Ao abrigo do PRR, foi atribuído ao Banco Português de Fomento um importante papel, designadamente, na estruturação e distribuição de soluções de capital e quase capital, no montante global de 1.425 milhões de euros, previstos na Componente C5 | Capitalização e Inovação Empresarial.

Oferta – Ref 16.2024 | Diretor de Gestão de Informação – Lisboa / Porto

Responsabilidades

  • Assegurar a existência e o bom funcionamento do programa de Governo de Dados;
  • Definição da visão e estratégia de dados para toda a organização, identificando os benefícios nas vertentes regulatória e de oportunidades de negócio;
  • Materializar essa visão estratégica, definindo o nível de maturidade atual, identificando estágios intermédios necessários e propondo as iniciativas para evoluir em direção ao objetivo de maturidade desejado, podendo identificar e mobilizar os recursos financeiros e humanos necessários para a operacionalização das iniciativas planeadas;
  • Assegurando uma visão holística da organização, será responsável por:
    • definir métricas para avaliar o desempenho do modelo de Governo de Dados;
    • monitorizar a cobertura e completude do modelo;
    • avaliar e decidir sobre os indicadores e métricas propostos;
    • motivar e mobilizar os vários perfis definidos pelo modelo;
    • participar nas decisões, desenho e operacionalização das iniciativas com impacto em dados.
  • Desempenhar um papel relevante na promoção de mudanças culturais e organizacionais para criar e manter capacidades orientadas por dados;
  • Monitorizar e reportar as iniciativas do programa de Governo de Dados a nível executivo, recolhendo feedback dos diferentes stakeholders com o objetivo de melhorar o modelo de Governo de Dados.

Perfil

  • Formação académica relevante para a função;
  • Comprovada experiência na área de Governo de Dados;
  • Elevada capacidade de comunicação e liderança.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial

INPI está a recrutar para o Departamento de Patentes e Modelos de Utilidade

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI é um organismo do Ministério da Justiça …