Banco Português de Fomento
Imagem/Foto ©

Banco Português de Fomento está a recrutar Gestor de Recomendações e Processos

O Banco Português de Fomento BPF é uma instituição ímpar que cria soluções inovadoras para apoiar projetos nacionais e internacionais, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento económico.

Através da sua atividade, é um parceiro de confiança, que incentiva a capacidade empreendedora, o investimento, a competitividade e a criação de emprego. A sua visão é contribuir para um Portugal competitivo, inspirados num futuro mais inovador e sustentável.

O Banco Português de Fomento tem como missão apoiar o desenvolvimento económico e social de Portugal, através da criação e disponibilização de soluções inovadoras, competitivas e adequadas às necessidades e desafios do ecossistema empresarial, potenciando a capacidade empreendedora, o investimento e a criação de emprego, e promovendo a sustentabilidade e a coesão económica, social e territorial do país.

O BPF cria soluções para a competitividade e inovação, que promovem a sustentabilidade e o desenvolvimento económico-social do país. A atividade do Banco Português de Fomento visa cinco áreas-chave da economia portuguesa, tal como definido nos seus estatutos: Financiamento a PME, Projetos de Inovação, Green Finance, Impacto Social e Infraestrutura.

Na sequência dos impactos da pandemia de COVID-19 nas economias europeias, o Conselho Europeu criou o Next Generation EU, um instrumento de recuperação, a partir do qual se desenvolve o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, onde se enquadra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 16,6 mil milhões de EUR a desembolsar pela EU, com um período de execução até 2026.

Ao abrigo do PRR, foi atribuído ao Banco Português de Fomento um importante papel, designadamente, na estruturação e distribuição de soluções de capital e quase capital, no montante global de 1.425 milhões de euros, previstos na Componente C5 | Capitalização e Inovação Empresarial.

Oferta – Ref. 01.2026 | Gestor/a de Recomendações e Processos – Lisboa / Porto

O Banco Português de Fomento pretende recrutar um Gestor de Recomendações e Processos para a Direção de Controlo e Recomendações, oferecendo uma oportunidade única no mercado de apoiar a Comissão Executiva na gestão integrada do processo de recomendações e promover evolução da cadeia de valor dos processos críticos através da implementação da função de governance de processos. Oportunidade de desenvolvimento de competências nas áreas de data analysis e business process managment.

Responsabilidades

  • Monitorizar o processo de gestão de recomendações para fortalecer a cultura organizacional e o sistema de governo e controlo interno do BPF e do Grupo;
  • Promover a evolução da cadeia de valor dos processos críticos de negócio, suporte e controlo, através da implementação da função de governance de processos e identificar ameaças, riscos e oportunidades, projetar iniciativas e monitorizar a implementação das mesmas;
  • Apoiar a Comissão Executivana monitorização do processo de implementação das recomendações e agilizar tomada de decisões, através da organização do Comité de Controlo e Recomendações;
  • Potenciar a articulação entre a 1ª, 2ª e 3ª linha de defesa na análise crítica das recomendações para adoção das medidas corretivas adequadas e respetiva gestão coordenada das mesmas;
  • Função de apoio ao Oversightde Grupo através da monitorização transversal das recomendações e apoio às Entidades do Grupo de forma a assegurar a consistência dos critérios de avaliação acompanhamento e reporte;
  • Monitorizar a execução dos planos de ação junto dos respetivos responsáveis, realização do follow-upperiódico dos mesmos e na identificação de constrangimentos à sua implementação, promovendo a articulação com diferentes áreas no BPF e Grupo, antecipando potenciais incumprimentos dos prazos de implementação e propondo iniciativas para a sua resolução;
  • Gestão funcional do suporte tecnológico do processo GRC – Governance, Risk and Compliance, bem como definir/monitorizar/reportar dashboards e KPIs.

Requisitos

  • Formação académica relevante para a função, preferencialmente Licenciatura Pré-Bolonha ou Licenciatura Pós-Bolonha com Mestrado Integrado em áreas como Ciências Económicas e Empresariais, Gestão, Economia, Matemática Aplicada, entre outras;
  • Experiência mínima de 3 anos em auditoria (apoiar a 1ª linha na interação com auditorias) e/ou governance de processos (implementar metodologia e cadeia de valor) ou em funções similares;
  • Elevada capacidade analítica, designadamente para analisar, extrair conclusões e propor planos de atuação;
  • Excelente capacidade de comunicação e influência, relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
  • Forte capacidade de gerir reuniões/workshops utilizando técnicas pertinentes para garantir os resultados pretendidos
  • Conhecimentos avançados das ferramentas do Microsoft Office, PowerPoint, Power BI; conhecimentos de fundamentos de metodologias de Melhoria Contínua dos processos e Agile;
  • Domínio de inglês.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Nota: Deve submeter a sua candidatura através do link / email presente na descrição da oferta.

Sobre Equipa E2

e2
A Equipa E2 é formada pelo João e Ana, profissionais com Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e mais de 15 anos de experiência prática nas áreas de Recrutamento e Seleção. Com um profundo conhecimento do mercado de trabalho em Portugal, fundaram em 2013 o portal E2 Emprego e Estágios, hoje reconhecido como uma das principais plataformas nacionais de divulgação de ofertas de emprego e estágio em múltiplos setores.

Informação

O E2 não tem conta oficial em nenhuma rede social (Facebook, X (Twitter), LinkedIn, TikTok, etc...).

O E2 não tem qualquer afiliação com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.