O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca comercial, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do BPI.
A origem do BPI data de 1981 com a criação da SPI – Sociedade Portuguesa de Investimentos, contando com uma estrutura acionista diversificada, que incluía uma forte componente do tecido empresarial nacional, constituída por 100 das mais dinâmicas empresas portuguesas e quatro das mais importantes instituições financeiras internacionais.
Em Abril de 2016, o CaixaBank, S.A., detentor nessa data de 44.1% do capital social do Banco BPI, publicou o anúncio preliminar de uma oferta pública, geral e voluntária, de aquisição (Oferta) sobre a totalidade das ações representativas do capital social do Banco BPI S.A., ao preço de 1.113 euros por ação.
Em 2017 o CaixaBank assumiu o controlo do BPI após a conclusão de uma oferta pública de aquisição e, em Maio de 2018, o CaixaBank acordou adquirir à Allianz a totalidade da participação de 8.425% que esta detinha no capital do Banco BPI.
A identidade do Banco BPI é marcada pela cultura financeira e empresarial do Banco Português de Investimento. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valor.
Oferta – Gestor Especialista | Gestão de Risco Tecnológico – Lisboa
Principais responsabilidades
- Contribuir para a melhoria da framework do risco tecnológico;
- Acompanhar os gaps / tratamentos de risco derivados das fragilidades identificadas pela 2LoD ao nível da framework de risco tecnológico;
- Apurar e analisar indicadores de risco tecnológico;
- Contribuir para a análise de processos e acompanhamento de reportes das 2ªs e 3ª linha de defesa e de entidades externas e promover a implementação de eventuais medidas corretivas;
- Rever os processos associados à Área;
- Produzir reportes sobre atividade, incidências, quer internos quer para entidades externas;
- Responder a reportes de entidades de supervisão.
Requisitos
Obrigatórios
- Licenciatura/Mestrado nas áreas de Engenharia, Matemática, Gestão, Economia ou Direito;
- Conhecimento no âmbito dos modelos baseados nas 3 linhas de defesa;
- Conhecimento dos requisitos regulatórios relativos às Tecnologias de Informação no âmbito da atividade bancária, nomeadamente do Regulamento DORA;
- Autonomia e espírito crítico;
- Elevado sentido de responsabilidade e capacidade de organização;
- Capacidade de análise, sistematização de ideias;
- Capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares e de relacionamento com diferentes áreas e equipas do Banco;
- Forte espírito de equipa, dinamismo e proatividade;
- Conhecimentos de MS Office (serão valorizados conhecimentos avançados nas diferentes ferramentas MS Office).
Preferenciais
- Domínio da língua inglesa e conhecimentos de espanhol.