BPI está a recrutar para a Direção Global de Riscos Área de Modelos

BPI
Imagem/Foto ©

O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do BPI.

A origem do BPI data de 1981 com a criação da SPI – Sociedade Portuguesa de Investimentos, contando com uma estrutura acionista diversificada, que incluía uma forte componente do tecido empresarial nacional, constituída por 100 das mais dinâmicas empresas portuguesas e quatro das mais importantes instituições financeiras internacionais.

Em 2017 o CaixaBank assumiu o controlo do BPI após a conclusão de uma oferta pública de aquisição e, em Maio de 2018, o CaixaBank acordou adquirir à Allianz a totalidade da participação de 8.425% que esta detinha no capital do Banco BPI.

A instituição aposta numa cultura de ética e responsabilidade com integridade que se sente desde sempre. Acredita, ainda, que ao cuidar da sua equipa, ao criar segurança e estabilidade na sua vida e no seu desenvolvimento, promove a cidadania e uma maior responsabilidade social.

Oferta – Data Scientist / Credit Risk Modeling – Lisboa

Principais Responsabilidades

  • Efetuar o seguimento de modelos de Scoring, Rating ou perdas em caso de default (LGD) para os diferentes portfolios do Banco, com base nas metodologias definidas;
  • Elaborar modelos econométricos (ou acompanhar a sua realização, quando elaborados por entidades externas) de Scoring, Rating, etc, sendo responsável pelas diferentes fases de desenvolvimento (data quality, modelação, calibração e especificação funcional e testes de implementação) e respetiva documentação;
  • Elaborar estimativas de probabilidade de default (PD), loss given default (LGD) e outros indicadores;
  • Efetuar análises ad-hoc com base em informação interna ou externa, por forma a melhorar os modelos e parâmetros existentes;
  • Acompanhar modelos desenvolvidos por terceiros, procedendo à sua monitorização e avaliação;
  • Acompanhar permanentemente a regulamentação e as melhores práticas referentes a modelos de scoring, rating e LGD, tendo em vista a adoção das práticas mais eficientes e adequadas para o BPI;

Requisitos obrigatórios

  • Formação académica em Economia, Gestão, Matemática, Estatística, Engenharia ou similares com elevada componente quantitativa;
  • Conhecimentos de modelação estatística/econométrica e capacidade de manuseamento de grandes volumes de dados;
  • Forte capacidade analítica e orientação para o negócio, com espírito crítico e de equipa;
  • Domínio do Microsoft Office, nomeadamente Excel;
  • Conhecimentos de SQL, Python e aplicações SAS;
  • Domínio da língua inglesa. Conhecimentos de espanhol é um fator preferencial;
  • Capacidade de relacionamento interpessoal, comunicação, organização, rigor e síntese;

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Nota: Deve submeter a sua candidatura através do link / email presente na descrição da oferta.

Sobre Equipa E2

e2

A Equipa E2 é formada por profissionais com experiência em recursos humanos, recrutamento, curadoria de conteúdo editorial e administração pública. Desde 2013, dedicamo-nos exclusivamente à pesquisa e divulgação de oportunidades de emprego e estágios em Portugal.

Todas as ofertas publicadas são pesquisadas e verificadas manualmente pela nossa equipa, a partir de fontes oficiais de recrutamento — incluindo portais governamentais, sites institucionais e páginas de entidades empregadoras. Cada publicação é redigida de forma clara, completa e com ligação direta à fonte original, garantindo acesso livre e gratuito a informação fiável.

Com mais de 12 anos de atividade contínua e 23.000 ofertas publicadas, somos uma das referências em língua portuguesa na agregação e curadoria de oportunidades profissionais.

Contacto: equipa [at] empregoestagios [ponto] com (redação) | empregoestagios [at] gmail [ponto] com (geral)

Saiba mais sobre nós e a nossa metodologia

LinkedIn